Sabonete para se barbear no banho?

Homem tomando banho.
Será mesmo que o sabonete pode facilitar o seu barbear ou os produtos para barba são os mais recomendados? (Créditos: Getty Images)

Ao se barbear durante o banho, muitas pessoas podem ficar em dúvida se o sabonete pode ser usado para lubrificar a pele. Essa dúvida não é muito absurda, afinal, se ele também pode fazer espuma, então pode substituir o creme, loção ou espuma de barbear, certo? Errado! Se você já pensou em usá-lo para substituir a espuma, ou se adota essa prática no dia a dia, continue lendo que a equipe do Mano a mano vai explicar por que isso pode ser danoso para a sua pele.

A espuma do sabonete pode ressecar a sua pele e atrapalhar o barbear

Primeiramente é preciso entender qual a função desse produto. Os sabonetes são feitos para remover as impurezas da pele que possam ter se acumulado durante o dia. Para isso, ele possui componentes que podem retirar camadas de óleo mais externas da sua pele, deixando ela limpa. O problema é que esse sebo natural produzido pelo corpo também ajuda a proteger o rosto da ação da lâmina, e sua pele ficará muito mais sensível ao atrito se ele for removido por completo, podendo até sofrer com irritação, vermelhidão e foliculite após o barbear. 

O problema pode ser ainda pior se você utilizar um sabonete corporal em vez de um específico para rosto como substituto da espuma de barbear. Os produtos feitos para o corpo possuem um pH mais alto e podem acabar prejudicando a pele do rosto. Além disso, as necessidades da pele mudam de acordo com a região, ou seja, ela pode ser seca na face e oleosa no restante do corpo, por exemplo. Por isso, é importante não usar o mesmo produto para as duas áreas.

Usar o creme de barbear é a melhor opção mesmo durante o banho

Diferente do sabonete, esse produto foi criado para lubrificar a sua pele e permitir que a lâmina deslize sem problemas. Ele não possui nenhum componente químico que irá limpar a pele ou tirar qualquer oleosidade. É importante que você o aplique somente na hora em que for retirar a barba para evitar que a espuma se desfaça e o rosto perca a lubrificação. Comece tomando o banho normalmente, preferencialmente com água quente. Isso irá amolecer os fios e abrir os poros, facilitando o corte da lâmina e permitindo um barbear mais rente. Evite aplicar a espuma diretamente no rosto: coloque-a em um copo e misture com um pincel. Só então passe-a no rosto. As cerdas do pincel de barba vão ajudar o produto a entrar sobre os pelos além de levantá-los para que você possa ter um resultado final ainda mais rente ao rosto.

Use lâminas novas e sempre as passe no rosto no sentido do crescimento do pelo 

Após passar o creme de barbear, é a hora da lâmina. Verifique se ela possui algum sinal de ferrugem ou se a faixa lubrificante está gasta. Se sim, troque a lâmina por outra mais nova para evitar irritação desnecessária na pele, além de possíveis cortes. Os modelos mais indicados para usar durante o banho são os que possuem cabo antiderrapante, que possuem rugosidades que diminuem a possibilidade do aparelho escorregar, mesmo que a sua mão esteja molhada. Na hora de passar a lâmina, lembre-se de respeitar o sentido do crescimento do pelo. Isso vai evitar vermelhidão e irritação Ao terminar, finalize com uma ducha fria para fechar os poros e acalmar a pele. Não esqueça de passar uma loção pós-barba para arrematar o serviço.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS