Skincare: como ela ajuda a pele?

Homem aplicando uma máscara de skincare em seu rosto.
Entenda sobre o que é a skincare e todos os seus benefícios. (Créditos: Getty Images)

O skincare é mencionado constantemente por pessoas que desejam manter uma rotina dedicada para os cuidados com a pele. Como o nosso rosto é muito exposto, ele é capaz de ajudar numa limpeza mais completa e assim evitar o aparecimento de espinhas, entre outras impurezas. Mas afinal, você sabe do que se trata uma rotina de skincare e tem dúvidas sobre como aplicá-la corretamente? Conheça mais sobre elas e como elas são capazes de ajudar na saúde da pele masculina. 

Skincare: o que é? 

Alguns homens não possuem muito conhecimento sobre o assunto, mas o skincare nada mais é que o processo de cuidar da sua pele. Você pode criar rotinas específicas para tratar determinados problemas ou apenas para mantê-la saudável. De acordo com a dermatologista Carolina Aguiar, "O skincare permite um melhor cuidado com a pele. Ele é responsável por limpar e hidratar o rosto, o que oferece uma apresentação mais satisfatória". 

Qual a melhor rotina skincare? E quais as principais etapas desse processo?

As etapas essenciais das rotinas de skincare são: limpeza, hidratação e proteção solar, seguindo nessa ordem. Mas mesmo que seja algo bastante comum de ser mencionado e encontrado por aí, as rotinas de skincare precisam também de uma orientação médica apropriada. "Procure um médico dermatologista para que ele faça uma avaliação e indique os melhores produtos para o seu tipo de pele", recomenda a médica. 

O skincare é capaz de melhorar a aparência e evitar problemas 

Sim, o skincare consegue promover os mais variados tipos de benefícios para a pele do seu rosto. Ele mantém a pele mais saudável, segundo a médica, pois pode evitar infecções, câncer de pele e auxiliar no controle de doenças como a rosácea e a acne. “Além disso, melhora a aparência da pele, deixando ela mais viçosa e também previne o envelhecimento”, diz. 

Tenha atenção na hora de escolher os produtos da skincare

É bom ficar sempre atento caso possua alguma doença dermatológica e identificar bem o seu tipo de pele a fim de evitar um transtorno maior, como também o custo-benefício do produto. Alguns homens possuem uma pele mais seca, e outros, mais oleosa. Nem todo produto vai ter o efeito desejado em ambas. “Antes de comprar, é preciso avaliar primeiramente o tipo de pele do paciente e suas necessidades, se possui alguma doença de pele, idade, rotina do paciente, queixas, o quanto ele quer gastar e preferências dele”, é o que explica a dermatologista. 

Qual a diferença entre produtos baratos e acessíveis em relação a produtos mais caros?

Todo mundo gosta de avaliar a relação entre custo-benefício para não acabar pesando no bolso. A médica admite que produtos de menor preço e mais fáceis de serem encontrados são capazes de dar o mesmo resultado do que produtos conhecidos como premium, mas avisa que isso exige uma breve atenção: “Tudo depende mesmo da qualidade do produto, dos ativos utilizados, concentração e de como a pele do paciente se adapta. É preciso saber que um produto mais barato não é sinônimo de ruim.”

Dra. Caroline Aguiar é dermatologista e atende em São Paulo | CRM-SP 175434 | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS