Cuidados da pele com pelos raspados

Homem raspando o peito com uma lâmina de barbear.
Confira alguns dos principais cuidados para tomar com a sua pele após a raspagem dos pelos. (Créditos: Getty Images)

Fazer a barba faz parte da rotina de muitos homens, mas será que todos sabem quais são os cuidados necessários após se barbear? Raspar os pelos faciais é um procedimento que agride levemente a pele do rosto e, por isso, alguns fatores incômodos como irritação, coceira, pelos encravados e até mesmo manchas podem aparecer. Mas não precisa se preocupar! Selecionamos algumas dicas certeiras que vão te ajudar a cuidar e acalmar a pele de maneira correta logo após renovar o visual. Chega mais e dá uma conferida! 

Lave o rosto com água fria para acalmar a pele e fechar os poros

O primeiro cuidado a se tomar depois de raspar os pelos faciais é lavar bem o rosto para retirar quaisquer resíduos da espuma ou gel usados na hora de fazer a barba. Evite lavar com água quente, pois temperaturas elevadas costumam ressecar a pele e aumentar a produção de oleosidade. Sendo assim, uma boa pedida é que você lave a pele com água fria ou morna, que além de acalmar a pele, vai fechar os poros, evitando possíveis infecções. 

Invista em produtos pós-barba com uma poderosa ação hidratante 

Fazer a barba é um procedimento que acaba por sensibilizar a pele e, por esse motivo, é muito importante investir em bons produtos para a sua rotina de cuidados faciais. “Os produtos pós-barba são essenciais para a pele dos homens que raspam a barba com frequência. O atrito da lâmina com a pele pode causar irritações, coceira e vermelhidão”, afirma a dermatologista Luiza Lopes. Uma boa opção é investir em produtos à base de aloe vera e calêndula, dois ingredientes naturais responsáveis por acalmar e manter sua pele hidratada. A loção pós-barba, um dos produtos mais conhecidos, é o que vai auxiliar na cicatrização depois do barbear, enquanto o balm fica com a tarefa de hidratar sua pele e evitar aqueles incômodos pelos encravados. 

Evite produtos com álcool em sua composição

Outra dica super importante é evitar a aplicação de produtos com álcool em suas fórmulas logo depois de raspar pelos do rosto. “Os homens com a pele sensível devem ficar longe. Apesar de refrescantes, costumam causar uma sensação de desconforto, ardência, vermelhidão, coceira e até mesmo pelos encravados”, informa a profissional. O mais recomendado é procurar produtos adequados para seu tipo de pele, seja ela sensível, oleosa, seca ou normal.

Saiba como cuidar dos cortes ocasionados pela lâmina de barbear

É comum uma vez ou outra acabar se cortando com as lâminas de barbear sem querer. Nesse tipo de situação, é necessário tomar alguns cuidados com o corte para acelerar o processo de cicatrização e não piorar o caso. O primeiro passo é estancar o sangue, mas evite colocar a mão no ferimento se ela não estiver bem higienizada. “É indicado o uso de um algodão limpo. Pressione um pouco a ferida a fim de retirar os excessos de sangue do corte. Em seguida, lave a região com água e sabão para desinfetar o ferimento”, orienta Luiza. Na falta de algodão, a dermatologista recomenda escorrer água fria no corte. 

Aplicar o protetor solar é um cuidado indispensável

Aplicar filtro solar é um dos cuidados com a pele mais importantes e não apenas após se barbear. Como o rosto estará sensibilizado e irritado no pós-barba, esse produto se torna mais do que indispensável, pois irá auxiliar na prevenção de manchas e queimaduras na pele. Além disso, a exposição ao sol deve ser evitada por, no mínimo, 24 horas. 

Dra. Luiza Lopes é dermatologista e atua na face, corpo e cabelos. Especializada em botox, preenchimento e Laser | CRM/RJ: 1054864 | Instagram

Por: Luiza Soares



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS