Faz mal lavar o rosto na água quente?

Homem lavando o rosto com água.
Acabe com a suas dúvidas sobre o que lavar o rosto com água quente pode causar. (Créditos: Getty Images)

Apesar de você sempre ouvir que a água quente faz bem para amolecer os fios da barba e facilitar o barbear, é preciso ter muito cuidado com a temperatura elevada da água. Além da chance de queimaduras e ressecamento, são diversos os problemas que a temperatura quente é capaz de causar. Portanto, a água morna é suficiente para fazer a barba. Por aqui explicamos para você os motivos para não lavar o rosto com água quente e damos algumas dicas para que deixar essa prática de lado. Vem com a gente e dá uma conferida!

Sim, a água quente faz mal ao rosto


Nunca aplique água quente no seu rosto ou tome banho com ela nessa temperatura. Isso traz diversos danos para a pele, então a melhor alternativa é sempre evitá-la. Aposte na temperatura ambiente ou até mesmo naquela água geladinha que muita gente corre (ainda mais em dias frios). Mas você não vai decepcionar a gente, não é? “A água quente faz mal ao rosto porque provoca um aumento na produção de gordura, o que eleva a oleosidade da pele e resulta em quadros de dermatite seborreica e acne”, explica a dermatologista Dra. Giovanna Horcel.

Tomar banho de água quente é capaz também de gerar problemas ao fios de cabelo

Nessa altura do campeonato você já deve estar percebendo que água quente não traz muita coisa boa. Portanto, é bom deixar pra tomar aquele banho frio em dias mais quentes e um morninho em dias mais frios. A médica explica que lavar o cabelo com água quente sensibiliza o couro cabeludo, além de deixá-lo mais oleoso devido ao desbalanço na produção do sebo. Então para você que adora um banhozinho bem quente, vamos logo deixar isso de lado!

Dê preferência sempre para água em temperatura morna ou fria

Sempre utilize a água em temperatura ambiente ou morna para fazer qualquer coisa, seja tomar um banho, lavar o rosto ou ajudar na hora de fazer a barba. “O recomendado é sempre usar água morna para lavagem dos cabelos, barba e pele. A única recomendação do uso de água fria é para finalizar a lavagem dos cabelos, pois a água em temperaturas mais baixas proporciona o alinhamento da cutícula e mais brilho aos cabelos”, afirma a médica. Ou seja, a água fria é ótima para fechar os poros, então vale a pena tomar a última ducha com a temperatura mais geladinha, né?

Na hora de fazer a barba, facilite o seu barbear com a água morna

Por aqui a gente está sempre falando dos benefícios de melhorar o seu barbear com uma água morninha, ou seja, nada de jogar aquela água pelando no seu rosto. A sua pele agradece! “A água morna já consegue realizar o trabalho de abertura dos poros, sem os malefícios causados pela água quente”, acrescenta Giovanna. Um homem consciente é o que sempre faz o melhor pra sua pele, cabelo e barba!

A água fria tem seus benefícios para o rosto, porém não é capaz de acabar com oleosidade

Por mais que muita gente viva dizendo sobre os benefícios da água bem fria, ela também não é mágica. A oleosidade pode ser levemente diminuída com uma lavagem frequente, mas há casos que apenas produtos próprios para essa finalidade - como os esfoliantes - são capazes de evitá-la. “A água fria é incapaz de remover adequadamente a oleosidade da pele e apresenta efeito rebote. Ou seja, ao lavar o rosto com água fria, a sua pele entende que ela precisa produzir mais óleo para compensar a baixa temperatura da água”, conclui a profissional. 

Dra. Giovanna Horcel é dermatologista e atende na cidade de São Paulo e de Santos - SP |  CRM-SP 163593 | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS