Como fazer meditação?

Homem meditando na postura de lótus com o seu cachorro observando.
Saiba mais sobre como você poder colocar a meditação no seu dia a dia. (Créditos: Getty Images)

A meditação nada mais é do que uma técnica muito eficaz para te desligar de qualquer preocupação do mundo real e te conectar com o seu eu interior. É uma tradição asiática muito antiga, que possui influências religiosas de milhares de anos. Porém tem se popularizado ao redor do mundo no último século por conta de sua ajuda em diminuir casos de ansiedade, estresse e ansiedade, assim como é capaz de demandar mais disposição e foco para quem coloca a meditação na sua rotina diária. Ficou curioso e quer saber como fazer meditação? Vem com a gente e veja cada passo a ser tomado que irá trazer diversos benefícios para a sua qualidade de vida. Saiba mais!

Dedique um certo período do seu dia para conseguir meditar 

A primeira coisa que você deve fazer é reservar períodos do seu dia para realizar a meditação. Talvez, ao acordar e antes de dormir sejam os melhores horários para dedicar a essa prática, mas o importante é: se dedique à realizar a prática de meditação pelo menos uma vez ao dia. Um período entre 15 a 20 minutinhos é o indicado para que seja possível se desligar de tudo e assim conseguir fazer a meditação. Organize o seu tempo e coloque o despertador pra te  avisar um pouco antes de iniciar a técnica, assim você já tem isso em mente e não esquece de fazê-la. 

A postura de lótus é a mais recomendada, mas foque no seu conforto 

Quando falamos a respeito do tema meditação, tenho certeza que veio uma pessoa na postura de lótus na sua cabeça. Tradicionalmente, essa é a postura mais recomendada para a prática da técnica. Consiste em manter a coluna bem reta e com as duas pernas cruzadas, posicionado os pés acima das coxas. Se for o caso, é possível meditar em diferentes posições, isso acaba sendo algo mais a respeito do gosto e da situação presenciada por cada um. A maior necessidade é a manutenção do conforto. 

Controlar a respiração é capaz de melhorar a sua qualidade de vida

Se concentrar pode ser uma tarefa bastante complicada para algumas pessoas, desse modo é aí que a parte da respiração entra. Além do pensamento em situações mais leves e agradáveis, você precisa respirar fundo lentamente para conseguir se manter calmo e assim conseguir ter um controle maior na hora da meditação. Não adianta acelerar tudo que os resultados não vão aparecer, deixando de lado toda a peculiaridade da técnica. Puxe o ar estufando o peito e solte-o com a mesma calma. Essa dica de respiração pode ser uma boa também para situações de estresse que podem a vir ocorrer no seu dia a dia. 

Procure usar a técnica em um ambiente bem tranquilo e calmo

A meditação é algo que necessita de um foco muito perfeito da sua mente, por isso que o ambiente precisa ser preparado e bem pensado, afinal ele precisa ser bastante silencioso para não te desviar do foco. Apesar de um lugar com um maior contato com a natureza, como um jardim, por exemplo, ser o mais indicado é algo muito difícil de se ter em grandes capitais. Nessas horas, o que você precisa buscar é não ser muito incomodado e evitar incômodo, dessa maneira, a técnica pode ocorrer no seu carro ou até mesmo na cama. 

Mantras limpa a sua mente te ajudando a ter mais foco e determinação

Os mantras têm quase a mesma origem da meditação, por tanto, não há como falar de um sem mencionar o outro. Você pode simplesmente reproduzir um mantra que seja qualquer som ou palavra e repeti-la diversas vezes durante a técnica, ou também, pode procurar vídeos e sons online que tem o mesmo efeito. Essa atitude floresce a concentração e fortalece cada vez mais a sua mente, deixando todo resto do corpo bem energizado e favorecendo a sua qualidade de vida. 

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS