Atenção: 5 sinais de ansiedade

Homem triste com a mão direita na testa.
Conheça alguns sinais que podem indicar algum grau de ansiedade. (Créditos: Getty Images)

Nervosismo, preocupação em excesso, problemas com sono e medos irracionais são sintomas familiares para você? Pois então é bom ficar de olho! A ansiedade é um problema cada vez mais comum na nossa sociedade, e que pode acometer tanto os homens mais jovens quanto os mais velhos. Os motivos para isso acontecer são variados, e é muito importante buscar ajuda profissional se houver qualquer suspeita de que o transtorno está presente em sua vida. Se você não sabe como identificar esse tipo de coisa, não se preocupe. Separamos alguns sinais de ansiedade que podem indicar o problema, confira!

1) A falta de sono é um dos sintomas de ansiedade

Existem diversos motivos para cuidar do seu sono, e o principal deles é para manter uma boa saúde mental. O ideal é dormir pelo menos de 7 a 8 horas por dia, porque isso evita alguns transtornos bem desagradáveis como a ansiedade. Quando uma pessoa está ansiosa, é normal que ela não consiga deitar e descansar de imediato, porque os problemas do dia a dia tomam conta do pensamento e impedem um sono tranquilo. Esse pode ser um indício de que você está ansioso. O ideal é tentar relaxar e, se possível, investir em uma rotina de meditação para afastar pensamentos indesejados antes de dormir.

2) Falta de concentração e ansiedade caminham juntas

Caso você tenha dificuldades constantes para se concentrar é preciso ligar o alerta. É possível que nem seja capaz de perceber, mas se durante o seu trabalho ou estudo você sempre faz diversas tarefas paralelas, interrompendo o foco das suas obrigações, esse é um indicativo de ansiedade. Respirar fundo, organizar suas atividades diárias e deixar de lado qualquer coisa que seja capaz de te desconcentrar são atitudes que podem ajudar. 

3) Você fica irritado muito fácil? Cuidado, pois pode ser um indício de ansiedade

Quando até as pequenas coisas do dia a dia são capazes de te deixar de mau humor é preciso dar alguns passos para trás e tentar entender o motivo disso acontecer. Afinal, essa é uma situação que pode tanto prejudicar as pessoas que fazem parte da sua convivência quanto você mesmo. Essas irritações frequentes normalmente acabam com o dia da pessoa e podem atrapalhar, inclusive, na hora de dormir. O estresse exagerado pode ser um sinal que você sofre com a ansiedade, e a meditação também pode ajudar nesses casos para evitar que você não se irrite tão facilmente. 

4) A sensação de cansaço constante é comum em pessoas ansiosas

Sabe aqueles dias em que você nem fez muita coisa, mas no final parece que carregou um peso enorme? Isso pode ser um sinal de que você está ansioso. Em alguns casos, isso também pode ser confundido com a exaustão mental, típica da síndrome do burnout, que é quando você mal começa o dia e já se sente esgotado. Praticar exercícios físicos podem aliviar o problema porque o corpo acaba produzindo de forma natural mais serotonina e endorfina, e isso dá mais disposição para encarar o resto da rotina.

5) Procure ajuda profissional para o controle da ansiedade

Não tem problema nenhum em se assumir como uma pessoa ansiosa, no entanto, é preciso entender que a ansiedade é um grave transtorno psicológico e que muitas vezes está relacionado com casos de depressão. Então, caso você tenha identificado que os sintomas destacados são comuns na sua vida ou tem qualquer suspeita de que sofre com o problema, está mais do que na hora de procurar um psicólogo ou psiquiatra para obter ajuda profissional. O acompanhamento profissional é essencial para que você saiba lidar melhor com esse tipo de situação.

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS