Fazer exercício após tatuar?

Homem tatuado fazendo execício físico.
Tatuagem e atividade física: será que elas podem não cair bem juntas? (Créditos: Getty Images)

Praticar exercícios físicos e se manter em forma é algo que é indispensável à saúde, e todo mundo sabe como é importante incluir algumas atividades físicas no nosso dia a dia. Por outro lado, as tatuagens têm se popularizado cada vez mais, e hoje em dia é praticamente impossível conhecer alguém que não tenha pelo menos um desenho espalhado pelo corpo. Por conta disso, muitas pessoas acabam se questionando: será que dá para praticar exercícios logo depois de tatuar, ou é necessário esperar um tempo para retornar as atividades? Aqui te explicamos se isso é recomendado ou não e o que essa atitude pode causar à sua nova tattoo. Vem com a gente! 

Evite a prática de exercícios logo após fazer sua nova tattoo

Fazer uma tatuagem é algo capaz de levantar muito a autoestima de qualquer um. É normal que logo depois de fazer uma tatuagem você queira dar aquela saída e mostrar para os amigos e para todo mundo. No entanto, o lugar que você precisa mais ficar atento é na ida para a academia. "É bom evitar os exercícios que são capazes de molhar a tatuagem durante o processo de cicatrização ou que podem esticar a pele de modo que a casquinha seja danificada. Em casos de exercícios leves, que não implicam na área tatuada, está tudo bem”, explica o tatuador carioca Guilherme Barbosa. Para não atrapalhar o desenho do profissional e trazer danos para a sua pele, é bom avaliar se o exercício que você deseja fazer é capaz de trazer problemas para a sua nova tatuagem.

A cicatrização da tattoo pode ser potencializada com a ajuda de óleos, hidratantes e bebendo bastante água

A cicatrização da tatuagem muitas vezes se torna um processo demorado, principalmente caso algumas atitudes básicas - como beber água diariamente e tomar banho - não estejam sendo realizadas. Deixar a pele ressecada é um problema bem preocupante, principalmente se você acabou de fazer uma tattoo. “Oriento todos os meus clientes a beber bastante água e hidratar a tattoo somente com hidratante corporal. É bom deixar a pele bem hidratada para que a tatuagem tenha uma cicatrização mais rápida e eficiente”, diz. Hidratantes e óleos com propriedades naturais são recomendados para cicatrizar a tattoo, assim como a manutenção de uma dieta que favoreça essa ação. Alimentos gordurosos, como carne de porco, fritura, embutidos e chocolate devem ser evitados durante esse período. Além disso, como já foi dito, os exercícios favorecem o ressecamento da pele por conta da transpiração e por isso não são recomendados. 

Em casos de vermelhidão, passe água bem gelada no local

Todo cuidado é pouco com a sua nova tatuagem, então é importante ficar atento a qualquer alteração no seu corpo durante o processo de cicatrização. Se a região tatuada começar a ficar muito vermelha, uma boa dica é passar água bem gelada no local - mas em hipótese nenhuma você deve coçar, ok? É o que recomenda Guilherme: “Procure sempre manter a tattoo limpa e não coçar de jeito nenhum. Caso esteja dolorida ou incomodando de alguma forma, passe uma água fria nela para refrescar e anestesiar”. Ainda assim, nossa dica é ter cuidado com possíveis reações e procurar um dermatologista, caso sinta dores constantes mesmo após cicatrizar a tatuagem.
 
Guilherme Barbosa é tatuador profissional e atende no bairro de Marechal Hermes, localizado na cidade do Rio de Janeiro - RJ | Instagram

Por. Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS