Vai aparar os pelos da região íntima? Tenha esses cuidados!

A imagem mostra o colo de um homem em close. Ele tem uma toalha branca presa ao redor da cintura, cujo nó está sendo segurando pela mão esquerda do homem. Com a direita, ele segura um aparelho de barbear azul, que será usado para raspar os pelos pubianos.
A pele na região íntima é mais sensível, então é preciso estar atento na hora do corte (Créditos: Shutterstock)

Se aventurar com uma lâmina na região íntima pode ser desafiador e intimidante. Afinal, uma coisa é levar um objeto cortante ao rosto, outra é levá-lo para perto do seu pênis. Contudo, há de se concordar que deixar os pelos pubianos crescendo desregradamente não é muito agradável, seja pelo desconforto, pelo possível mau cheiro ou por outros motivos mais específicos. Como sabemos que a tarefa de aparar os fios lá embaixo é arriscada, estamos aqui para te dar algumas dicas para fazer um corte o mais limpo e seguro possível. Vamos lá?

Primeiro, reúna o material necessário

Antes de iniciar o corte, é preciso se preparar. O primeiro passo é se certificar de ter o material adequado para aparar os pelos. Algumas ferramentas podem vir a calhar. Tesouras, preferencialmente sem ponta, são úteis para diminuir o volume excessivo. Barbeadores elétricos com pentes de regulagem também ajudam, dando mais uniformidade ao corte; existem máquinas específicas para o corpo. Se você quer raspar tudo, deixando a região lisinha, tenha uma lâmina à mão. Para evitar infecções, não reutilize o aparelho de barbear na virilha; as bactérias de cada região são diferentes, então não é bom misturá-las. 

Atenção com a higiene!

Antes de começar a aparar seus pelos pubianos, é importante desinfetar o material. Limpe bem as peças metálicas — tesoura e lâminas — e mergulhe-as em solução desinfetante ou álcool por um ou dois dias. Isso deve eliminar as bactérias capazes de se infiltrar nos folículos ou eventuais cortes, causando inflamações. Além disso, preste atenção à higiene pessoal. Não vá tentar trabalhar em fios sujos! Limpe bem a área com sabonete e use água morna para abrir os poros e amolecer os pelos, facilitando o corte. 

Apare os pelos na direção de crescimento para evitar irritação

Com o material limpo e os fios preparados, é hora de começar a aparar. Use a tesoura com bastante cuidado para diminuir o volume na região. Em seguida, pegue o barbeador elétrico e encaixe o pente desejado. Agora, é preciso identificar o sentido de crescimento dos pelos; normalmente, eles crescem para baixo no púbis, mas não custa confirmar. Passe o aparelho nessa direção, garantindo um corte sem atrito. Cortar os fios no sentido contrário pode irritar os folículos e gerar inflamações desagradáveis e evitáveis.

Vai raspar tudo? Siga estes passos

Se sua vontade é se livrar de todos os pelos pubianos, deixando a região lisinha, é importante ter um cuidado extra ao usar um aparelho de barbear. Comece diminuindo o volume com tesoura e barbeador elétrico, para evitar o entupimento das lâminas. Com a área aparada, aplique espuma de barbear para suavizar o corte e estique a pele para conseguir uma superfície lisa para trabalhar, principalmente na bolsa escrotal. Passe a lâmina com cuidado — a pele lá embaixo é mais fina e sensível —, seguindo a direção de crescimento dos fios e enxaguando o aparelho a cada faixa. Quando terminar, lave bem a região e use um creme hidratante e suavizante. 

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS