Área íntima: como evitar a umidade

Homem de tolha saindo do banho.
A umidade nas partes íntimas pode causar coceira e até mesmo micose. Saiba como evitar isso. (Créditos: Getty Images)

A umidade nas áreas íntimas é uma das principais queixas dos homens. Além de causar incômodo, essa situação pode também provocar problemas, como assaduras, coceiras e até mesmo infecções, em casos mais graves. A melhor maneira de lidar com essa situação é evitando a umidade dessa região. Para ajudá-los nessa missão, separamos algumas dicas de como conseguir isso e manter seu bem-estar. Confira!

Mantenha essa região limpa para evitar problemas

Para evitar a proliferação de fungos e bactérias na região é fundamental que você adote cuidados básicos de higienização. Lave a área com água e um sabonete antibacteriano, dê preferência aos líquidos, porque são melhores para ser usados nessa parte do corpo. Aplique o produto e lave toda a região. Enxágue bem com água corrente para certificar que removeu todos resquícios de sabão. Na hora de secar, escolha uma toalha macia e limpa para fazer o trabalho. Jamais pule essa etapa, porque isso pode trazer uma série de problemas. Além disso, é importante que você higienize sempre o órgão genital e a outras áreas íntimas após ir no banheiro.

Use roupas limpas e troque-as uma vez por dia, pelo menos

A umidade torna qualquer ambiente propício para o surgimento e proliferação de bactérias e sabe-se que virilha e a região da bunda são partes que têm uma maior tendência de sofrer com esse problema. Por esse motivo é importante que você, além de fazer a higienização frequente e correta, também troque as roupas quando elas estiverem suadas, o mais rápido possível e não as use novamente até serem lavadas e secas. Caso você seja do grupo de homens que transpiram muito, o indicado é que tenha sempre peça reserva para trocar de roupa, principalmente a cueca. Outra coisa que faz muita diferença é prestar atenção no material das peças que você veste. Dê preferência as feitas com algodão ou outros tecidos que permitam que a pele respire da melhor maneira.

Evite ficar por muito tempo sentado

Por mais que isso pareça ser muito contraditório é indicado que não passe muito sentado, mas sim tente levantar e andar um pouco. Estar sentado bloqueia o fluxo de ar na região e acaba mantendo o suor sobre nossa pele, deixando a região ainda mais úmida. Caso trabalhe nessa posição, aposte em roupas mais leves e jamais as vista muito justas, porque podem piorar a situação e não são nada confortáveis. Fuja tecidos sintéticos também porque contribuem para a retenção do suor e para a proliferação de fungos e bactérias.

Aplique o seu antitranspirante ou talco nesta região para prevenir problemas

Os desodorantes antitranspirantes são cosméticos muito conhecidos e usados na rotina de cuidados masculino. Mas além de usá-los em nossas axilas também podemos aplicar na região íntima. Antes de se vestir é recomendado que você aplique o produto, porque vai ajudar a controlar o suor ao longo do dia, mas evite os que têm álcool na composição e não aplique nas regiões mais sensíveis. Você também pode usar o talco para deixar a área mais seca. Ele é a melhor opção e não causa alergia.

Por: José Thomé



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS