4 formas de evitar danos íntimos

Cintura masculina.
Escolha modelos de cueca que proporcionem conforto e permita maior circulação de ar no seu corpo. (Créditos: Shutterstock)

Os homens estão tomando cada vez mais cuidados com seu corpo em sua rotina, mas ainda existem alguns hábitos que precisam ser mudados, a higiene da região íntima é um deles. A falta de atenção a essa parte pode gerar coceiras e irritações e até mesmo evoluir para sérias doenças. Por isso, listamos 4 dicas para ajudar evitar esses problemas. Confira!

1. Lave corretamente a sua região íntima

Muitos homens acham que apenas a água é capaz de higienizar o pênis, mas a verdade é para uma limpeza profunda é necessário o uso de sabão. Procure fazer espuma em suas mãos e depois passe no órgão genital, evitando aplicar o sabonete diretamente na região Você deve usar um sabão suave e sem perfume, porque alguns ingredientes e fragrâncias podem causar irritação. A limpeza deve ser feita por toda a extensão, deve começar puxando com cuidado o prepúcio até o aparecimento total da glande, passar água com espuma de sabão ou sabonete sobre a pele, até sair toda a camada de gordura acumulada. Depois disso, deve ser feita a higienização de toda região genital de forma habitual. Procure depois do sexo lavar o órgão, isso vai ajudar a tirar o lubrificante que fica misturado ao sêmen. Além de claro, diminuir a probabilidade de infecção urinária.

2. Mantenha a região íntima seca

Um erro muito cometido pelos homens é não secar bem a região íntima, só que isso deixa a área úmida, ideal para proliferação de germes e bactérias. Para isso pegue a sua toalha e passe por toda a extensão dessa região. Embora, não seja uma prática muito comum entre o público masculino, o ideal é que procure sempre enxugar o pênis após urinar com papel higiênico, para evitar infecções até mesmo odores.

3. Prefira aparar os pelos

Remover os fios ajuda a manter a região pubiana mais limpa e livre de qualquer odor. Mas, também traz riscos, porque pode causar cortes que podem ficar infeccionados, pelos encravados e inflamação dos folículos capilares. Por isso, o mais indicado é aparar os pelos da região. Você pode começar usando uma tesoura para eliminar os pelos mais longos, facilitando o processo de aparar. O ideal é fazer isso após o banho, pois a água morna solta a pele e torna a prática mais fácil.

4. Cuide das suas cuecas

Busque sempre lavar a suas roupas íntimas após o seu uso e troque-a no mínimo uma vez por dia. Evite deixá-las acumuladas no cesto de roupa, porque as secreções e resíduos que acumulam nessas peças podem se proliferar, podendo contaminar outras roupas. Preste atenção também no material delas, as melhores opções são as feitas de algodão, porque absorvem melhor o suor do nosso corpo do que as de outros tipos de material. As feitas de tecido modal ou microfibra também são muito indicada. Além disso, nunca use cuecas apertadas, porque elas dificultam a transpiração e isso pode gerar odores. Uma dica: cuecas samba-canção ou boxer são mais confortáveis e permitem uma maior circulação de ar.

Por: José Thomé



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS