Mau cheiro na região íntima?

Homem vestido tapando a região íntima com ambas as mãos.
Falta de cuidados nas genitais pode se tornar algo preocupante no futuro. (Créditos: Getty Images)

Não adianta relutar, o odor é algo capaz de trazer muito incômodo próprio e principalmente para as pessoas ao seu redor. Há situações em que mesmo com todos os atos de higiene sendo feitos, o odor na região íntima continua lá, impregnado. Existem algumas explicações sobre as prováveis causas desse mau cheiro, e claro, te ajudamos aqui a entender sobre o que deve ser feito nessas horas para resolver esse tipo de problema. Confere a nossa matéria a seguir que tá tudo bem explicadinho para que isso pare e nunca mais ocorra. Dá só uma olhada!

A remoção dos pelos da região pode ajudar a diminuir o cheiro desagradável

Remover os pelos é algo que faz parte de uma rotina de alguns homens. Essa prática é capaz de ajudar a trazer maiores problemas, mas deve ser feita com cuidado. “A diminuição dos pelos é capaz de diminuir o odor causado pelo suor, justamente por diminuir as chances de transpiração. É preciso ter muito cuidado na hora de se depilar, pois pode acabar causando cortes na região. Como na área a pele é muito fina, o ideal para impedir machucados no local é fazer a remoção com uma máquina de cortar cabelos que deixa o pelo mais curto”, informa o Dr. Alex Meller, urologista membro da Sociedade Brasileira de Urologia.

Limpe a região íntima sempre muito bem quando for tomar banho, mas sem exagerar

Bom, não dá para questionar o odor se você não faz o mínimo - que é higienizar devidamente o local. Afinal, dessa forma, você também impede o aparecimento de doenças. “A falta de higiene desenvolve bactérias na região, que são capazes de causar o mau cheiro. O ideal é limpar a parte interna do local todos os dias durante o banho, porém sem muito exagero. Quando o local é lavado diversas vezes durante um mesmo dia, pode causar um aumento na produção de esmegma e resultar no aumento do odor, por incrível que pareça”. Com essa explicação do médico, você já entende que a limpeza total deve ser feita, pelo menos, uma vez por dia.  

Nunca deixe a região muito úmida, pois isso favorece o aparecimento de fungos

Para acabar com qualquer tipo de odor, algumas atitudes precisam ser tomadas. Culturalmente os homens brasileiros não possuem essa prática, mas ela é bem útil para evitar maiores transtornos. “Eu recomendo sempre que o paciente vá urinar, caso ele tenha a pele, trazê-la para trás para não deixar cair a urina na região do prepúcio. Após isso, é orientado a utilização do papel higiênico para secar a ponta e assim evitar a umidade no local, que pode ser responsável pelo mau cheiro. Se essa atitude não for tomada sempre, é possível que ocorra o aparecimento de doenças fúngicas, como por exemplo, a candidíase”. Por se tratar de uma pele muito sensível, é bom secar de maneira bem delicada, já que o papel higiênico quando passado de uma forma muito bruta pode irritar o local. 

A inflamação local pode resultar em odores, procure um médico em casos como esse

Vermelhidão, coceiras, odor, entre outros. Quando você começa a sofrer com esses sintomas nas suas genitais é preciso ligar o sinal de alerta. Meller fala sobre uma situação que ocorre com alguns homens: “O que acaba sendo mais comum de doenças na região íntima, é alguma inflamação na região. Podendo ser uma balanite - irritação causada por agente microscópico ou alergia -, pois ela causa o aumento de produção do lubrificante natural do homem, substância essa que pode ser responsável pelo mau cheiro vindo do local”. Em casos como esse, é recomendada a procura por um médico urologista o quanto antes. 

Dr. Alex Meller é urologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS