Qual é a importância da vitamina C para sua pele?

Um homem musculoso e sem camisa segura a sua frente o conta-gotas de um frasco de sérum de vitamina C. Ele pinga o líquido no dedo, supostamente para aplicar na pele. Vemos somente seu torso.
A vitamina tem benefícios variados para a pele (Créditos: Shutterstock)

A vitamina C, por seus vastos benefícios para a saúde e aparência da pele, é um dos nutrientes mais badalados na medicina e na indústria cosmética nos últimos tempos. Ótimo antioxidante, promovendo rejuvenescimento e prevenção de manchas e rugas, pode ser consumida tópica ou oralmente. Para te orientar melhor sobre a importância da vitamina C para sua pele, nós consultamos a dermatologista Natasha Crepaldi!

O rejuvenescimento da pele é o principal benefício da vitamina C

Da melhora da textura ao estímulo de colágeno, a vitamina C traz uma série de vantagens para a pele, mas o rejuvenescimento é o mais notável. “Poderoso antioxidante, a vitamina C combate a ação dos radicais livres — moléculas instáveis estimuladas por radiação solar, poluição, tabagismo e outros fatores — e, consequentemente, previne o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce, como flacidez, manchas e rugas”, conta a dermatologista. O colágeno produzido graças à vitamina C também atua no rejuvenescimento, melhorando sinais já existentes, como linhas finas ao redor dos olhos, além de tornar a pele mais uniforme e luminosa.

Cada forma de uso da vitamina C tem uma propriedade

Hoje em dia, há diversas formas de consumir vitamina C — em cápsulas/comprimidos, em tabletes, em hidratantes e séruns, por exemplo. Cada produto, todavia, tem um efeito potencializado. “A ingestão por via oral ajuda na absorção do colágeno e no combate aos radicais livres gerados em inflamações sistêmicas”, indica Dra. Natasha. “Contudo, não há comprovação de que a vitamina C por via oral aja diretamente na pele. Quanto aos tópicos, há estudos mostrando os resultados satisfatórios.”

Como a vitamina C combate os sinais de envelhecimento?

A vitamina C é ótima ferramenta para suavizar e prevenir marcas de idade. Olheiras e rugas, por exemplo, podem ser combatidas por ela. “Entre as funções da vitamina C que ajudam na obtenção dos resultados, estão: neutralizar ação de radicais livres; potencializar a proteção do filtro solar; ajudar no clareamento de manchas; iluminar a pele; ajudar a produzir novas fibras de colágeno e elastina; manter a firmeza da pele; inibir a formação de melanina; e ter efeito anti-inflamatório”, elenca a médica. Se te faltavam motivos para adotar a vitamina C na sua rotina de skincare, agora não faltam mais!

São poucas as contraindicações ao uso da vitamina C

Assim como qualquer produto, tanto por via oral quanto tópica, a vitamina C também tem algumas contraindicações. “Algumas peles oleosas, sensíveis ou com rosácea não aceitam bem a vitamina C tópica”, alerta Dra. Natasha. “Nesse caso, trocamos por outros antioxidantes, como resveratrol.” Também vale um adendo: se você não proteger a pele com filtro solar após a aplicação da vitamina C, o ativo pode não conseguir combater a agressão livre da radiação.

Natasha Crepaldi é médica dermatologista com graduação e mestrado na UFMT. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV), atua em Cuiabá, no Mato Grosso. | Site. | Instagram.

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS