Sem coceiras: como raspar a virilha

Homem raspando o corpo com uma lâmina.
Raspar a virilha com lâmina de barbear nada tem a ver com coceira ou irritação. Pelo contrário, ter a região livre de pelos ajuda a evitar micoses e outros incômodos. (Créditos: Shutterstock)

Agradar a parceira, higiene, conforto, calor... Os motivos que levam os homens a rasparem a virilha e os pelos pubianos são muitos. O excesso de fios na região, que fica abafada por roupas e cueca o dia todo, somada à transpiração, pode ocasionar a proliferação de fungos e bactérias no local. Mas, apesar de saberem disso, é comum a reclamação de que a raspagem com lâmina também causa coceira nas partes íntimas, irritação e outros incômodos. Besteira. Veja as dicas abaixo e aprenda a deixar a região da virilha sem micoses, infecções ou reações à lâmina de barbear.

Raspe a virilha durante ou após um banho quente

Água morna ou quente abre os poros, o que evita irritação na hora da raspagem da lâmina. Além disso, ela amolece os pelos e torna a passagem do aparelho mais suave e rente. Mas atenção: a ducha não pode estar quente demais, pois pode ressecar a pele e até causar queimaduras dependendo da temperatura, o que manda por água abaixo a ideia de manter a virilha sem coceira ou irritação.

Aparelho ideal vai evitar irritação na região íntima

Não há opção mais indicada do que o Gillette Styler para remover os pelos. O produto é um aparelho que apara como uma máquina de corte, e permite a troca do cabeçalho, se tornando uma lâmina de barbear comum. Ou seja, ele dispensa o uso de qualquer outra ferramenta e ainda é a prova d'água, permitindo que você apare e raspe debaixo do chuveiro, e enxágue após cada passagem.

Apare os pelos antes de começar a passar a lâmina

Um aparelho de barbear é apenas o que é, e não um cortador de grama. Por isso, se os pelos estiverem totalmente abandonados, e portanto, muito longos, utilize o Gillette Styler ou outra máquina de corte para apará-los. Só então, troque o cabeçalho do Styler ou recorra a uma lâmina convencional para a raspagem.

Use lâminas novas para evitar cortes

Este passo é muito importante para evitar coceiras, alergias ou irritações futuras. Antes de começar a raspar, verifique a fita lubrificante do aparelho para medir a validade do produto. Se estiverem desbotadas, ou esbranquiçadas, é hora de trocar a cabeça do aparelho. Se sentir que lâminas estão cegas durante o corte, também não pense duas vezes e troque. Agarrões e falta de lubrificação muito provavelmente vão causar todos os problemas que você está tentando evitar.

Aplique gel, creme ou espuma de barbear para facilitar a passagem da lâmina

Nem pense em usar o sabão que você usa normalmente para tentar facilitar a raspagem. Esse produto deve ficar restrito à limpeza, pois, ao contrário de lubrificar, ele pode ressecar a pele e aumentar os riscos de atrito à lâmina, e portanto, coceira e irritação. Aplique gel de barbear na região e faça movimentos circulares para criar espuma. Para intensificar as propriedades de amolecer os pelos, desinfectar e hidratar, contidos no produto, deixe-o agir por alguns segundos.

Evite raspar contra o sentido dos pelos

Esse ato, conhecido como "escanhoar", aumenta consideravelmente a chance de irritação, pelos encravados, foliculite (infecção no folículo capilar), e portanto, coceira. Por isso, não escanhoe os pelos, por mais que seu aparelho de barbear seja moderno. Se o resultado derradeiro não for o esperado, raspe, no máximo, UMA vez contra o sentido de crescimento dos fios.

Aplique creme hidratante depois de terminar o serviço

Este é é o passo final para garantir deixar sua virilha livre de pelos, alergias e coceira. Cremes íntimos masculinos e loções hidratantes vão ajudar a sua pele a recuperar a umidade e os nutrientes perdidos pela pele da região durante a passagem da lâmina. Assim, a possibilidade do surgimento de coceiras e irritações é minimizada.

Por: João Vítor Castanheira



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS