Shampoo para barba: entenda mais

Homem aplicando shampoo para barba em seu rosto.
Entenda mais sobre como usar os produtos próprios para a barba. (Créditos: Getty Images)

Um dos maiores desafios para o homem barbudo é a manutenção da barba. Após todo o processo de espera pelo seu crescimento, torna-se necessário promover uma rotina dedicada aos cuidados com os fios da barba. O frizz e a caspa são alguns dos problemas que podem aparecer caso os pelos faciais não estejam recebendo a atenção necessária. Para contornar o ressecamento, há quem utilize condicionador de cabelo na barba. Isso pode causar algum problema? Essa pergunta é bastante comum entre as pessoas e a vamos te ajudar a esclarecer as dúvidas a respeito desse assunto a seguir. Veja!

Pode usar condicionador de cabelo na barba?

Todo mundo ao menos uma vez na vida já aplicou condicionador em sua barba. Essa atitude pode dar a sensação de que gerou bom resultado, porém não é o que realmente acontece. Produtos dedicados para o cabelo precisam ser usados apenas para esse local, enquanto a barba necessita de produtos específicos. “O condicionador de cabelo possui componentes próprios para os fios de cabelo que são mais finos. Por tanto, não é o ideal a utilização de produtos para o cabelo na barba”, é o que explica o barbeiro profissional, Jay Alexandre.

Uso de produtos de cabelo na barba pode deixar a pele oleosa

Os shampoos e condicionadores de cabelo são específicos para ajudar na eliminação de gordura e sujeira dos fios da cabeça e estimular uma limpeza mais profunda do couro cabeludo. Suas composições são dedicadas apenas para essa área e aplicá-las no rosto pode resultar em alguns problemas para a pele. “A utilização de itens do cabelo na barba gera oleosidade no rosto por conta do aumento da temperatura e alcalinidade da região, além também de causar o bloqueio dos poros”, afirma o barbeiro.

Shampoo para barba: conheça mais a respeito deste item

O shampoo de barba proporciona a abertura de folículos dos pelos da barba, e assim, provocam uma limpeza mais ampla. É um item que não é capaz de trazer ressecamento para a pele do rosto nem causar o ressecamento dos fios, como fazem os que são feitos para o cabelo. O barbeiro indica a melhor forma para utilizá-lo: “cada produto possui uma orientação própria para o uso em sua bula. No entanto, fazendo uma média, a recomendação é a lavagem com o shampoo para barba após as refeições principais para evitar o acúmulo de impurezas. O ideal é fazer esse processo no máximo duas vezes durante o dia”. 

O balm para barba pode melhorar o resultado

Somente o uso do shampoo para barba não é capaz de dar jeito nos pelos da face. O balm para barba é um importante aliado nessa luta de evitar maiores danos aos fios e ao seu rosto. A maioria é composta com elementos naturais que geram um aroma agradável e torna possível uma nutrição mais ampla dos pelos. Ele também torna melhor a possibilidade de modelar a barba e o bigode. Jay fala sobre os benefícios que esses produtos próprios para os pelos faciais promovem: “a nutrição e hidratação dos fios, uma melhor modelagem da barba e a prevenção de ressecamento e pontas duplas”.

Jay Alexandre é barbeiro profissional da Barbearia Beard and Co. Barber Shop, na Rua Senador Vergueiro 93, loja 6 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ | Facebook | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS