Hidratação para cabelo crespo

Jovem rapaz com fios de cabelo crespos e longos.
Confira algumas dicas para hidratar o seu cabelo da melhor forma! (Créditos: Getty Images)

Um tratamento fundamental na rotina capilar de quem tem cabelos crespos é a hidratação. Esse tipo de fio tende a ser mais ressecado devido à sua curvatura, que impede que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo seja distribuída por toda extensão do cabelo. Por esse motivo, é muito importante saber como hidratar corretamente os fios crespos, além de saber quais os produtos mais indicados para mantê-los saudáveis, protegidos e ainda mais bonitos. Pensando nisso, reunimos algumas dicas certeiras que vão te ajudar a atender melhor às necessidades do cabelo crespo. Se liga só!

Invista em produtos adequados para cabelo crespo

O tratamento de hidratação é o que vai repor a água e os nutrientes perdidos pelo fio no dia a dia. O primeiro passo para manter o cabelo crespo hidratado é investir nos produtos certos! O mais recomendado é apostar em uma linha completa desenvolvida especialmente para seu tipo de fio. “Cada cabelo tem uma necessidade específica. Os shampoos e condicionadores para cabelos crespos possuem elementos que visam hidratar profundamente, penetrar na fibra capilar sem alterar a sua densidade, suavizando as cutículas para facilitar o pentear”, explica a tricologista Dra. Simone Correia. 

Também é importante ter uma atenção especial na hora de escolher a máscara, pois é o produto principal do tratamento: “Escolha máscaras de hidratação de acordo com a porosidade do seu cabelo: cabelos mais porosos pedem máscara mais densas; cabelos menos porosos, máscaras mais leves”, recomenda a especialista.

Saiba quais são os ingredientes hidratantes indispensáveis para o cabelo crespo

Como os produtos têm um papel mais que importante na hidratação do cabelo crespo, fique de olho em suas fórmulas e busque os que contenham ingredientes com uma poderosa ação hidratante, como o colágeno, o óleo de coco e a manteiga de karité. “Hidratantes que possuem ativos como aloe vera (babosa), D-Pantenol e manteiga de karité são os mais indicados. Os óleos também são indispensáveis para quem tem cabelos crespos. Fazer umectação com óleo de coco, óleo de argan, óleo de abacate e óleo de jojoba auxilia muito na hidratação dos fios”, informa.

Adicione produtos naturais na sua rotina de cuidados capilares

Outra ótima solução para se livrar do aspecto ressecado dos fios e mantê-los saudáveis, brilhantes e definidos é apostar em receitas caseiras! A ideia consiste em potencializar a máscara de hidratação adicionando produtos naturais. “Devemos apostar em produtos que foram desenvolvidos com tecnologias e ativos específicos que irão beneficiar ainda mais os cabelos. A ideia é aproveitar a facilidade dos produtos naturais com a tecnologia que a cosmetologia proporciona, procurando associar as duas modalidades de produtos” explica Simone.

O cabelo crespo deve ser hidratado semanalmente

Como o cabelo crespo tende a ser mais seco e ressecado, é necessário realizar o procedimento de hidratação, pelo menos, uma vez por semana. No entanto, se notar seus fios com um aspecto poroso e frágil, a tricologista recomenda realizar o tratamento mais vezes: “Se você percebe que seu cabelo está mais ressecado, pode intensificar as hidratações, realizando o procedimento de 2 a 3 vezes por semana. Pode intercalar entre as máscaras e a umectação com os óleos”.

Tenha cuidado na hora de pentear os fios

Pentear o cabelo crespo é outra etapa que merece uma atenção especial. “Pentes orgânicos de madeira ou bambu são indicados, pois ajudam a desembaraçar os fios, auxiliam no controle do frizz e na definição dos cachos”, indica a profissional. Outra boa pedida é pentear os cachos ainda úmidos. Quando penteados secos, eles perdem a definição, é favorecido o surgimento de frizz e aumenta a aparência ressecada.

Dra. Simone Correia é tricologista e biomédica estéta | CRBM-SC 4758 | Instagram

Por: Luiza Soares



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS