Caspa pode gerar a queda de cabelo?

Homem passando as duas mãos no cabelo.
Será que existem alguma relação da caspa e da queda capilar? Leia a matéria e descubra! (Créditos: Getty Images)

Conviver com o problema de caspa é uma situação nada agradável. É uma situação crônica que pode se agravar na falta de higienização correta do couro cabeludo ou até mesmo como uso contínuo de água muito quente ao lavar os cabelos. Ainda assim, o contratempo da queda capilar é algo que também gera muita insatisfação - em especial aos homens. Alguns estudos recentes relacionaram essas duas causas, mas será mesmo que pode ter alguma coisa referente a caspa e a queda dos fios de cabelo? Confere aqui com a gente para descobrir!

A oleosidade bloqueia os poros capilares, que resulta na caspa e também na queda dos fios

Quem possui um cabelo que fica oleoso com muita facilidade precisa se dedicar para lavar o cabelo frequentemente. A dermatologista e tricologista Dra. Tamara Tavares, explica que a oleosidade é o que favorece essas duas situações. “Em casos graves de caspa é preciso redobrar a atenção. Quando há muita oleosidade no couro cabeludo, resulta na obstrução dos poros capilares. Isso acaba enfraquecendo o fio e levando a queda. Em todo caso, quem sofre com a dermatite seborreica, pode sofrer com as quedas de cabelo devido ao processo inflamatório e infeccioso”. 

Várias ações podem ser responsáveis pelo aparecimento mais intenso da caspa 

Todo mundo algum dia já conviveu com o problema de caspa. No entanto, você pode ficar tranquilo que não é o fim do mundo quando a quantidade daqueles pontinhos brancos começam a aumentar, tornando necessária a mudança de certas práticas. “A caspa é caracterizada pela descamação no couro cabeludo. Podendo acontecer em qualquer fase da vida, sendo mais comum na fase de adolescência. O problema é resultado da desordem das glândulas sebáceas no couro cabeludo - que aceleram a renovação celular, principalmente na epiderme”. A tricologista informa que algumas atitudes favorecem ao aparecimento da caspa, como: coceira, estresse, cabelo muito oleoso, umidade, banhos muito quentes e o uso em  excesso de uso de condicionadores, gel, entre outros produtos para o cabelo.

Fique atento e observe se o seu cabelo não está caindo de maneira descontrolada

Poucos fios no travesseiro não causam preocupação, agora quando há presença de tufos de cabelo no chão e após pentear o cabelo é para ligar o sinal de alerta. “A queda de uns poucos fios é algo bem comum. Mas quando é identificada a remoção de mais de 150 fios durante o dia se torna um caso alarmante. Alguns problemas como hipovitaminose, hipotireoidismo, distúrbios hormonais, anemia e estresse, estão relacionados com essa situação.”Até por isso a médica menciona a importância de uma avaliação médica, com a realização de exames como tricoscopia, biópsia de couro cabeludo e tricograma. Eles são essenciais para uma avaliação completa e profissional.

Higienizar o couro cabeludo e o uso de determinados produtos ajudam a tratar o problema

Ao chegar aqui você consegue perceber que um couro cabeludo sujo e oleoso é capaz de deixar o seu cabelo cheio de caspa, coisa que o deixa mais fraco e favorável a queda. Inicialmente para solucionar esse empecilho é preciso fazer uma avaliação, afinal “pode ser que seja um processo natural de renovação do couro cabeludo'', segundo Tavares.“Loções e shampoos anti-caspa, shampoos que tenham em uma composição queratolítica, substâncias como piritionato de zinco, sulfato de selênio e ácido salicílico, são muito úteis no tratamento da caspa de forma direta”. 

Dra. Tamara Tavares é dermatologista, especialista em tricologia e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo | CRM-RJ 1008510 | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS