Conheça os produtos para a barba

Barbeiro aplicando produto na barba de seu cliente.
Fique sabendo a respeito dos produtos mais famosos para a barba e como utilizá-los. (Créditos: Getty Images)

Nessa altura do campeonato você já deve saber que a barba necessita de produtos específicos para se manter sempre bem cuidada, certo? Itens para outras áreas do corpo não funcionam ao serem utilizados nos pelos faciais. Mais do que isso, podem trazer resultados desastrosos. Estamos aqui para te mostrar alguns produtos que promovem os mais variados benefícios para os fios do rosto. Quer saber quais são esses produtos para a barba? Dá só uma conferida nas dicas a seguir e descubra o melhor para o seu visual! 

Shampoo para barba limpa os pelos de uma forma mais tranquila

A palavra shampoo já remete à ideia de limpeza. Portanto, nada mais justo do que começar com o shampoo para a barba, que consegue exatamente isso: limpar os pelos faciais, removendo as mais diversas impurezas, visíveis e invisíveis. Para utilizar o produto é só aplicar na barba molhada com água fria e fazer movimentos circulares com os dedos para espalha-lo bem. O recomendado é fazer isso sempre após as refeições para evitar o acúmulo de alimentos entre os fios. Outra coisa (não custa avisar): nada de colocar o shampoo de cabelo na barba, pois os pelos podem ficar ressecados, assim como a pele do rosto. 

Vai usar a lâmina de barbear? Não se esqueça do gel ou da espuma de barbear 

O gel e a espuma de barbear são bem conhecidos. Na hora de fazer a barba, é sempre bom aplicar um dos dois para conseguir facilitar o barbear com a lâmina. Depois de abrir os poros do rosto com água morna - água muito quente pode ser prejudicial - coloque algum desses produtos no rosto e siga para a remoção dos pelos. Lembre-se de fazer a barba sempre no sentido do crescimento dos pelos: de cima para baixo. Dessa forma, você evita cortes no rosto e aumenta a vida útil do barbeador.

Para quem possui uma barba média ou longa, os pentes orgânicos são indispensáveis

O pente para a barba é bem similar ao de cabelo, porém eles são menores e mais finos. Dentre os produtos para barba, ele é o único que não é líquido. A principal dica é o uso de pentes de materiais orgânicos (madeira e osso, por exemplo), porque eles conseguem remover a estática dos fios e, assim, diminuem as chances de aparecer algum nó nos pelos faciais. É bom determinar uma rotina diária para fazer o uso desse item, já que fios muito embaraçados podem acabar quebrando - o que pode causar frizz na barba. Essa atitude precisa ser feita com muita delicadeza e sem pressa. 

Promova a hidratação e nutrição dos fios com óleos e balm para barba

Assim como o cabelo necessita de cuidados que promovem a hidratação dos fios, os pelos da barba também exigem o mesmo. Produtos hidratantes para os pelos faciais são indispensáveis, principalmente para quem possui uma barba de tamanho médio ou longo. Afinal, os óleos e balm são responsáveis pelo diferencial na aparência. Além de conseguirem nutrir e fortalecer os fios, eles ajudam a acabar com as pontas duplas. A indicação de uso é após o banho, com a barba totalmente seca. Aplique no máximo 5 gotas - isso dependerá do tamanho da sua barba - e espalhe a solução com a ponta dos dedos, fazendo movimentos bem delicados.  

Diminua a aparição de espinhas e pelos encravados com esfoliante para barba e rosto

No mercado existem produtos para a esfoliação da pele do rosto, o que é recomendado também para os barbudos. Você que possui barba irá precisar de um item com ação dupla, que é o esfoliante para barba e rosto. Dentre os produtos para barba, esse é o que mais consegue prevenir problemas, como pelo encravado, acne e foliculite. A exposição da barba a ambientes com poluição torna necessária essa prática de esfoliação. O objetivo é promover uma limpeza bem profunda na pele e na raiz dos pelos. O uso é bem fácil: depois de limpar a barba e o rosto, aplique o produto com os pelos faciais secos. Espalhe bem e deixe agir por, no máximo, dez minutos. Remova o excesso com água fria! A esfoliação deve fazer parte de sua rotina. Pode ser feita semanalmente ou a cada duas semanas.

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS