Como fazer limpeza de pele?

Um homem de cabelos castanhos bem penteados e barba cerrada aparada com elegância está deitado na maca de uma clínica de estética. Ele veste um roupão branco de lã, de aparência confortável, e está sobre cobertores de lã branca e cinza. De olhos fechados, seu semblante é sereno. Vemos a mão da esteticista, que segura um pincel. Com a ajuda da ferramenta, ela espalha uma mistura de argila verde no rosto do homem durante um procedimento de limpeza de pele.
A limpeza de pele é indicada periodicamente para cuidados mais profundos (Créditos: Shutterstock)

Cuidar da pele já deixou de ser tabu para o público masculino. Muitos buscam organizar rotinas de skincare, com sabonetes específicos, esfoliantes e filtros solares. Apesar de necessário, esse hábito é um tanto superficial. Para ir além e eliminar as impurezas mais profundas, é recomendado fazer uma limpeza de pele com profissionais de vez em quando. Para explicar melhor o assunto, nós conversamos com a esteticista Iana Monticelli!

A limpeza de pele não deve ser feita em casa

Muitos homens têm aversão a ajuda profissional. No caso da limpeza de pele, é melhor superar essa questão; se não for feita por profissionais habilitados, pode ocasionar inflamações, manchas e cicatrizes. Mas se você deseja simplesmente incrementar seu skincare básico, a esteticista tem algumas dicas: “para peles oleosas e acneicas, é interessante manter um plano de tratamento com secativo, para equilibrar a oleosidade. Para todos os tipos de pele, indico hidratantes com ácido hialurônico e vitamina C, que promovem hidratação profunda, uniformização e manutenção da firmeza da pele, além de diminuição de rugas e sinais de envelhecimento.”

Diversos benefícios justificam a limpeza de pele

Nos consultórios, os benefícios da limpeza de pele vão muito além de simplesmente melhorar o aspecto da pele e desobstruir os poros. “O procedimento atua removendo cravos, pústulas e milium (pequenos cistos brancos ou amarelados na pele), aumentando a oxigenação e nutrição da pele, além da imunidade”, conta Monticelli. “A limpeza auxilia no equilíbrio da oleosidade, diminuindo a formação futura de acne, e a remoção de células mortas também aumenta a absorção de dermocosméticos.”

Conheça o passo a passo da limpeza de pele

A limpeza de pele profissional começa sem mistérios, com a remoção das impurezas e uma esfoliação, que tem o intuito de afinar a superfície da pele para facilitar o processo. “Seguimos com a aplicação de um creme emoliente que, junto com a ação do vapor de ozônio, dilata os poros, amolece os comedões e diminui a resistência da pele para que a extração não cause danos”, explica a esteticista. “Para reduzir a dor e causar a menor agressão possível, a extração é realizada manualmente, com algodão umedecido.” Quando essa etapa termina, é hora de acalmar a pele com um aparelho de alta frequência ou luz de LED, que tem efeitos anti-inflamatório, cicatrizante e bactericida. Por fim, aplica-se uma máscara facial adequada ao seu tipo de pele.

A pele precisa estar saudável para a limpeza

A limpeza de pele costuma ser indicada universalmente, com apenas algumas técnicas específicas, como a eletroterapia, contraindicadas para peles fotossensibilizadas; nada impeditivo. O único pré-requisito é que a cútis esteja em bom estado. “A pele deve estar íntegra e saudável”, alerta Monticelli. “Por isso, pessoas com herpes ativa, lesões, alergias ou queimaduras devem evitar o procedimento até que a pele esteja novamente íntegra, para não agravar sua condição.” A frequência da limpeza profissional varia de acordo com o tipo de pele e o tratamento, mas, segundo a esteticista, “tem indicação a cada 30 dias para peles oleosas e acneicas e a cada 60 ou 90 para peles normais e secas.”

Iana Monticelli é esteticista da Clínica Carla Albuquerque de Dermatologia. | Instagram.

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS