Para que servem máscaras faciais?

A imagem dá zoom no rosto de um homem deitado sobre um tecido de algodão branco, de aparência fofa e confortável. Ele tem cabelos negros e barba por fazer da mesma cor, exibindo semblante de tranquilidade e relaxamento. Ele tem uma máscara de argila branca ainda úmida sendo aplicada por alguém, cujas mãos pode-se ver. Uma passa o pincel no rosto do homem e a outra segura um recipiente com a argila.
Máscaras faciais são aliadas do skincare (Créditos: Shutterstock)

Fáceis de aplicar e capazes de garantir resultados imediatos, máscaras faciais são ótimas opções para quem quer dar uma melhorada na pele. Elas podem ter efeitos variados, deixar o seu rosto mais hidratado até limpar profundamente, dependendo dos seus ingredientes. Você até mesmo usar ingredientes caseiros se não quiser optar pelos industrializados. Para conhecer melhor os benefícios das máscaras e saber como e quando usá-las, nós conversamos com a médica dermatologista Nandara Paiva. Confira!

As máscaras garantem benefícios profundos 

Máscaras faciais possuem fórmulas bastante concentradas e têm como indicação um período de contato prolongado com a pele. Por isso, sua ação é mais intensa e eficaz que a de outros métodos convencionais. “As máscaras faciais têm o benefício de concentrar os ativos, otimizando a penetração na pele”, conta a dermatologista. “Assim, oferecem, por exemplo, maior hidratação, efeito antioxidante, controle de oleosidade ou tratamento de manchas.” 

Como escolher as máscaras certas?

Para conseguir os melhores benefícios para sua pele, é fundamental aplicar a máscara ideal para as características do seu rosto. Usar um cosmético qualquer pode ter até mesmo efeitos negativos; então, tome cuidado. “As máscaras são escolhidas segundo seu princípio ativo, direcionando-se a cada necessidade que a pele tenha”, explica Dra. Nandara. “Muitas vezes, a pele oleosa, por exemplo, precisa de hidratação. Mas a escolha deve ser feita com orientação do dermatologista.” Vale ressaltar que há máscaras em tecido (que você deixa o produto sobre o rosto e retira depois de um tempo), para enxaguar (geralmente cremes que você aplica sobre o rosto e depois enxagua) e para “descascar” (o creme forma uma camada adesiva e deve ser descascada após secar). Todos funcionam todas de maneira similar.

Máscaras caseiras também são positivas

Mesmo com o avanço acelerado da indústria cosmética, muitas máscaras encontradas nas farmácias ainda têm valor alto para boa parte da população. Por sorte, algumas opções caseiras também trazem benefícios para a pele, desde que sejam usados bons ingredientes. “Máscaras com ativos naturais são ótima opção quando falamos em custo x benefício”, indica a médica. “Há ativos caseiros seguros e eficazes, como chá de camomila, argila, soja, ácido hialurônico, vitamina C e aveia.” Para fazer uma máscara de argila, por exemplo, é bem simples. Misture a argila em pó com água e mexa até conseguir uma consistência que não escorra do rosto. Então, aplique e espere alguns minutos para o produto secar. Depois, remova gentilmente.

Apesar dos ótimos benefícios, a máscara facial não é protagonista da rotina de skincare

Justamente por ser um produto de alta concentração, não se deve abusar da aplicação de máscaras no rosto. A linha de frente da limpeza da pele segue sendo o skincare tradicional. “A máscara facial é somente coadjuvante no trato da derme. O mais importante é manter os cuidados diários”, afirma Dra. Nandara. Logo, separe um dia por semana apenas para essa prática. No cotidiano, estimule a pele com a fórmula “limpar, hidratar, proteger”.

Saiba como evitar irritações no uso de máscaras

Para evitar efeito rebote ou irritação, o primeiro passo é escolher a máscara ideal e usá-la somente uma vez por semana. Aplicar um produto em excesso ou com propriedades opostas às necessidades da sua pele pode gerar problemas. E, durante o uso, é preciso seguir algumas orientações. “Não deixe a máscara mais tempo que o indicado no rosto, não se exponha ao sol e não aplique produtos ácidos por cima”, finaliza a dermatologista.

Nandara Paiva é médica dermatologista formada pela UERJ e especialista em laser. | Instagram.

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS