Saiba a conservar a cor da tattoo

Rapaz tatuado sorrindo.
Para proteger a pele e também a tatuagem é fundamental uma rotina de cuidados que envolvem hidratação e aplicação diária de filtro solar. (Créditos: Shutterstock)

Mais do que desenhos e expressões artísticas, as tatuagens viraram acessórios para compor um estilo. Entretanto, o que era pra ser algo que valoriza o corpo e cria personalidade, pode se tornar um peso na aparência com pequenos descuidos. Abrir mão de filtro solares e hidratantes pode deixar a pele ressecada e envelhecida, condições favoráveis ao desbotamento das cores. Depois de visitar um estúdio e fazer o investimento, você não quer deixar que isso aconteça, não é mesmo? Então, seguindo as dicas abaixo, suas tattoos vão te acompanhar até você ficar velhinho. Confira:

1. Higienização e cicatrização são o foco das primeiras semanas

A higienização nas duas primeiras semanas após a tatuagem ter sido feita é essencial para que ela cicatrize corretamente. Para isso, vale usar sabonete neutro com água gelada. Além disso, utilize pomada dermatológica e evite alimentos gordurosos - principalmente, frituras e chocolate. Para ajudar na cicatrização, aposte também em cremes que, além de acelerar o processo, diminuem a dor e a vermelhidão graças a agentes anti-inflamatórios.

2. Cuide da hidratação da pele

A aplicação de hidratante, além de favorecer o rejuvenescimento da pele, evita a descamação e ajuda a manter a tattoo mais evidente e bonita. Por isso, faça o uso depois do banho (pelo menos duas vezes por semana) e, principalmente, depois de tomar sol. Pantenol, manteiga de karité e glicerina são ativos que figuram como boas opções para a hidratação da cútis. Além disso, já existem cremes formulados especialmente para cobrir as tatuagens. Eles carregam substâncias que realçam as cores e evitam que o desenho desbote.

3. Proteção contra o sol é vital

O sol é o maior inimigo das tatuagens. A radiação, composta pelos raios ultravioleta, além de ressecar e envelhecer a pele, é a principal responsável pelo desbotamento das cores da sua tatuagem. Por isso, é fundamental passar no corpo filtro solar adequado ao seu tipo de pele. Protetores de 70 fps para as peles mais claras e até 30 fps para as peles mais escuras são o suficiente.

4. Evite o contato com água clorada em excesso

É difícil ficar longe das piscinas no verão, mas saiba que o cloro é outro grande inimigo da conservação das tatuagens. A substância, entre outras características, possui propriedades descolorantes. Por isso, evite mergulhar nas primeiras semanas.

5. Não exite em retocar

Sua pele pode reagir de uma maneira peculiar ao processo de tatuagem, fazendo com que sua arte desbote precocemente. Por isso, o retoque pode ser necessário. Entretanto, se todos os cuidados acima forem seguidos com rigor, a chance de conservação da sua tattoo sem a necessidade de retoques é muito grande.

Por: João Vítor Castanheira



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS