Pode engrossar o fio da barba fina?

Homem de barba.
Alguns produtos podem te ajudar a engrossar os pelos da barba. Confira! (Créditos: Shutterstock)

Ter uma barba grossa e cheia é o desejo de consumo de muitos homens. Por isso, muitos deles têm focado uma atenção especial às suas barbas, buscando produtos, cuidados e técnicas que estimulam a hidratação e o crescimento dos fios, tudo para deixar a barba estilosa e com um aspecto saudável. No entanto, se você tem uma barba com pelos finos, mesmo que ela seja cheia e uniforme, é provável que você já tenha se questionado se é possível ou não engrossar os pelos. Quer saber a resposta? Então confira a matéria abaixo, que conta com as dicas do Jay Alexandre, barbeiro da Beard and Co. Ele vai te ajudar a saber mais sobre as causas e soluções dessa questão!

Uso de balms e produtos vasodilatadores amenizam a barba fina

Um bom ponto de partida para tratar de uma barba fina é entender sua origem, que pode estar fortemente ligada às razões etárias e étnicas. O surgimento dos folículos da barba pode ocorrer tardiamente em alguns homens e, caso você tenha ascendência asiática, por exemplo, a espessura dos pelos pode ser determinada pela genética. Mas não precisa se preocupar e achar que está fadado a ter pelos finos para sempre, pois já existem alguns produtos que ajudam a engrossar os fios, mesmo que temporariamente. "Razões de ordem etária e étnica podem explicar pelos finos. É comum jovens com até 25 anos ter pouca barba e pessoas de origem indígena ou asiática possuírem tais características, por exemplo. Mas algumas composições de balms ajudam a densificar os fios", recomenda Alexandre. Já os produtos vasodilatadores, que tornam os fios mais grossos de modo permanente, são indicados a quem deseja se submeter a um tratamento eficaz, mas demorado. "Estes produtos existem. Mas a eficiência deles é sensível e pode ser sutil em um primeiro instante, na ampla maioria dos casos, o que faz muitos desistirem ao longo do processo. Por serem vasodilatadores, eles estimulam a chegada de novos fios", explica Jay.

A barba fina e falhada pode incomodar os homens que querem um visual mais cheio. (Créditos: Shutterstock)

Manter uma barba fina aparada é o ideal para evitar a impressão de desleixo no visual

Se você tem uma barba fina, mas não sabe se o melhor é deixar os pelos maiores, para dar a sensação de que a barba é mais volumosa, ou se o ideal é manter os pelos aparados, para alcançar esse mesmo efeito de parecer que a barba é mais grossa, a resposta está na segunda alternativa. "É melhor manter os pelos aparados. É muito recorrente que o cliente crie apego ao comprimento dos fios e gere uma autoimagem distorcida. Há a regra básica de que as barbas devem acompanhar o formato do seu rosto. Também é importante ter atenção à faixa etária, o que pode evitar um visual desleixado", alerta o barbeiro.

Raspar a barba engrossa os fios?

Raspar a barba NÃO engrossa os fios. Esse mito tem origem na ilusão tátil que nós temos de que eles estão mais grossos quando acabamos de cortá-los. Isso acontece pois o pelo tem uma grossura maior no seu meio do que na ponta. Quanto cortamos, removemos essa parte mais fina, e por isso temos a impressão de que ele está crescendo mais grosso. Existem alguns medicamentos, como o minoxidil, que podem engrossar a sua barba, mas deve ser usados apenas com orientação médica para evitar problemas de saúde. Você também pode adotar uma dieta mais saudável e se manter hidratado para não atrapalhar o crescimento dos fios.

Balms e produtos vasodilatadores ajudam a engrossar a barba. (Créditos: Shutterstock)

Ter bom senso na hora de raspar os pelos ou deixar a barba crescer é fundamental

Se você está cogitando fazer a raspagem total dos pelos da sua barba, no intuito de deixar os pelos crescerem um pouco mais grossos, ou se pretende deixá-la crescer, resultando em fios maiores apenas para experimentar o visual, o ideal é ter bom senso na hora de fazer sua escolha. "É preciso ter bom senso. A barba é a moldura do rosto e, em muitos casos, ela traz uma aparência esquisita quando está mal planejada. Acima de tudo, ela é uma defesa do corpo humano. Para contextualizar, o início do século XX foi uma época em que o mundo estava mergulhado em crises na saúde pública. A partir daí, dado a um informe de um tabloide em Chicago (EUA), instaurou-se uma verdadeira revolução no comportamento do homem e, por quase 70 anos, não se usou barba. Entretanto, as revistas masculinas trouxeram o movimento metrossexual à tona, que pregou novamente a cultura de uso da barba, por estética", conta o profissional.

Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Facebook

Publicada originalmente em 27/02/2019. Atualizada em 27/11/2020.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS