Raspar a barba faz o pelo crescer?

Jovem rapaz com a mão no rosto.
Se barbear diariamente não vai engrossar os fios, mas há alguns cuidados que você pode tomar. (Créditos: Shutterstock)

Quando somos mais novos, acreditamos que se rasparmos a barba várias vezes ela irá crescer mais grossa e com mais volume nas próximas vezes. Entretanto, essas afirmações não passam de mais um dos mitos que rondam o universo masculino sem comprovação científica alguma e pode até mesmo causar problemas de pele como irritação e coceira por conta do atrito frequente com a lâmina. Para que você possa ajudar os fios a se desenvolverem de maneira mais eficaz, nós vamos explicar o que pode influenciar de verdade no crescimento dos fios. Confere aí.

O bulbo é responsável pelo desenvolvimento da barba

Um dos motivos que raspar a barba não a deixa mais grossa é que a ação não tem nenhum efeito sobre o bulbo do pelo. Essa parte fica dentro da pele e é responsável por determinar o tamanho e espessura dos fios. É sobre ele que agem os hormônios do corpo masculino que irão fazer os pelos engrossarem e aumentar de tamanho. A sensação que podemos ter de que os fios ficam mais espessos após serem cortados será porque o meio deles tem diâmetro maior que as pontas e é isso que sentimos quando passamos a mão no rosto após o barbear.

Aparar a barba pode ajudar ela a crescer

Como ficou bem claro, grande parte do crescimento da nossa barba está relacionado aos nossos hormônios, mas alguns cuidados e produtos podem ajudar nessa fase. Começando por deixar a sua a barba crescer, e busque aparar as pontas com uma média de intervalo de 3 a 4 semanas. Isso fará com que seus fios se estruturem de uma forma mais robusta e cresçam com maior volume. Você pode também usar um aparador de barba para tirar o excesso e manter uma aparência mais uniforme.

Algumas mudanças na sua rotina podem ajudar sua barba

Também é necessário recorrer aos cuidados básicos e tradicionais de um barbudo, como lavar, hidratar e pentear, assim combatendo vestígios de sujeiras, fortalecendo e mantendo os fios saudáveis. Para isso, use óleos de barba, eles são boas opções para hidratação e agem também como modeladores. Além disso, você também deve se preocupar com a sua alimentação, que pode influenciar na força e volume dos cabelos e da barba. Procure adotar refeições ricas principalmente em proteínas, que ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios. Faça também esfoliação, essa prática ajudará a desobstruir os poros, eliminar as células mortas, e a massagem facial durante o processo aumentará a irrigação de sangue nos bulbos, que é necessária para o crescimento dos fios.

Tenha paciência e aguarde


Não ter uma barba cheia logo de início é mais que natural, especialmente se você for jovem. Portanto dê tempo ao tempo. A barba precisa de, no mínimo, quatro semanas para crescer completamente. Entretanto, em casos de maiores dificuldades no crescimento, o indicado é procurar um dermatologista para que possa analisar sua situação e passar o tratamento mais indicado.

Por: José Thomé



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS