Pode raspar a barba todo dia?

Homem avaliando o seu rosto no espelho.
Homens de pele sensível devem fazer um intervalo no barbear que varia entre um ou três dias para evitar problemas como ressecamento. (Créditos: Shutterstock)

O homem moderno tem o hábito de se barbear todos os dias para manter o rosto lisinho e bonito. Porém, os que têm a pele mais sensível podem sofrer com possível ressecamento e irritação, já que ao raspar os pelos a proteção natural dos rosto também vai embora. Nesses casos, surge uma dúvida muito comum: é importante ter um tempo de "descanso"? Sim! No entanto, nada vai adiantar se os cuidados para fazer a barba forem esquecidos.

Peles sensíveis podem pedir intervalos entre o barbear

Quando se lembram da pele irritada, das bolinhas e dos pelos encravados, muitos homens desanimam na hora de fazer a barba todos os dias. Mesmo usando os melhores produtos e tomando os maiores cuidados, isso pode acontecer com quem tem a cútis mais sensível. Portanto, os médicos recomendam que um tempo seja dado entre um barbear e outro para a camada de oleosidade natural se recompor.

"Em peles sensíveis, o ideal é fazer um intervalo que varia entre um ou três dias. Fazendo esse descanso e seguindo as orientações do barbear perfeito, o homem não terá problema de irritação da cútis", explica o dermatologista Amilton Macedo, que também comenta que o caso não se aplica aos que têm pele normal.

Cuidados devem ser redobrados com a lâmina

Escolher a alternativa de barbear que mais combina com a pele é a melhor tática para evitar a irritação. No entanto, o momento de tirar o aparelho do armário sempre chega e é preciso tomar os cuidados certos para ter uma barba bem feita. Tudo começa na preparação: esfoliar o rosto antes ajuda a eliminar impurezas e células mortas, o que vai facilitar o deslizar da lâmina. Aplicar o creme ou gel de barbear também preparará os pelos, amolecendo-os, para uma raspagem mais suave - para isso deixe o produto agir por alguns minutos.

Cumprida todas as etapas do chamado "pré-shave", hora de pegar o barbeador. Sempre com lâminas novas, para não irritar a pele que naturalmente já é sensível, comece pelas laterais do rosto, deixando por último o queixo, onde os pelos demoram mais a ficar macios. Feito o último deslize da lâmina, lave o rosto para limpar o excesso de espuma. Já de pele lisinha, finalize com um hidratante para formar um filtro protetor.

Por: Bruno Janot



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS