Cavanhaque fino, van dyke e âncora: quais são as diferenças entre esses estilos?

Um homem careca de camiseta preta está de pé em uma floresta. Vê-se árvores ao fundo, borradas. Ele tem semblante levemente confuso e carrega um brinco na orelha. No topo da cabeça, está apoiado um óculos escuros de lentes espelhadas. Ele tem um bigode escuro e, na mandíbula, um formato de âncora, configurando um modelo clássico de cavanhaque.
O cavanhaque âncora possui a base um pouco mais larga e com os fios mais curtos (Créditos: Shutterstock)

O cavanhaque é um estilo de barba clássico que voltou com tudo na atualidade e, de quebra, ainda ganhou algumas variações, como o cavanhaque fino, van dyke e âncora. Ideal para quem enjoou da barba completa, ele é uma alternativa para quem quer mudar, mas não deseja adotar a cara completamente lisa. Também é muito buscado por aqueles que querem dar uma "afinada" no rosto, uma vez que esse estilo, por si só, traz um efeito de alongamento visual. Quer um cavanhaque, mas ficou em dúvida sobre qual estilo escolher? Vem com a gente que te explicamos a diferença entre cada um deles!

Enquanto o cavanhaque âncora é curto, o van dyke tem pelos maiores

O cavanhaque Van Dyke tem os fios um pouco mais compridos e seu bigode
pode ter uma pegada mais vintage (Créditos: Shutterstock)

Se você já se pegou na dúvida sobre qual é a real diferença entre um cavanhaque curto e um do tipo van dyke, saiba que a diferença é pouca, mas existe. Esse questionamento é muito comum, e a resposta está no comprimento dos fios. O barbeiro Marcelo Rodrigues explica: "O estilo desses dois cavanhaques é quase idêntico, a diferença é que no âncora a barba presente no queixo se estende um pouco mais ao longo do maxilar, revelando um formato de âncora, enquanto no van dyke a barba no queixo é mais curta". Assim, se você está com os fios mais longos ou deseja deixar os pelos crescerem, o cavanhaque âncora é perfeito para trazer esse efeito de barba mais pontuda. "Já um tamanho médio de barba é ideal para conseguir o estilo van dyke", complementa.

O cavanhaque fino é uma boa opção para homens com falhas na barba também podem adotar

Cavanhaques finos são ótimos para quem tem barba falhada
(Créditos: Shutterstock)

Sua barba apresenta falhas concentradas nas laterais do rosto? Então, pode se considerar um candidato perfeito para assumir um cavanhaque fino. Esse estilo é interessante por, justamente, preservar a concentração dos pelos na região central do rosto. Marcelo afirma isso: "O cavanhaque é mais recomendado para quem tem esse tipo de barba, justamente por exigir um volume maior de fios na parte do queixo, sendo assim, as falhas nas regiões laterais não influenciam tanto no estilo do cavanhaque".

O cavanhaque fino se assemelha ao van dyke, contando com as diferenças de que seus pelos geralmente são mais curtos e, também, sua espessura é menor; por isso é conhecido por esse nome. Para obter esse efeito afinado, você pode utilizar um aparelho de barbear e, através da raspagem dos pelos do contorno natural do seu cavanhaque, basta redefini-los deixando-os mais estreitos, com um aspecto desenhado.

Rodrigues garante que esse estilo também funciona para quem tem falhas na barba, não havendo restrições para seu uso. "O cavanhaque fino também é recomendado para quem não tem uma distribuição uniforme de pelos na barba". O que ocorre é uma espécie de ilusão de ótica: o cavanhaque fino é mais desenhado, por isso, consegue chamar a atenção somente para onde existem pelos, tirando o foco das possíveis falhas de outras regiões.

Lembre-se de usar shampoo e balm para a barba, a fim de manter os fios do cavanhaque saudáveis

Não é porque você está com os fios mais curtos que isso te isenta dos cuidados básicos. Mesmo que você esteja com um cavanhaque van dyke ou até mesmo um fino, é importante manter a rotina de cuidados básicos com sua barba. Ou seja: vale lembrar de usar um shampoo específico para essa região, a fim de realizar uma limpeza adequada nos fios. Também não se esqueça também do balm, que além de manter os fios no lugar, sem frizz, pode oferecer hidratação à sua pele.

Marcelo Rodrigues é barbeiro na Barbearia Club, na Rua Luiz Beltrão, 31, Loja B, em Vila Valqueire, Rio de Janeiro - RJ | Instagram.

Publicada originalmente em 25/09/2020. Atualizada em 28/12/2020.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS