5 cuidados com o couro cabeludo

Homem tomando banho e esfoliando o couro cabeludo.
Saiba mais sobre alguns cuidados que você ter para cuidar do seu couro cabeludo. (Créditos: Getty Images)

Na hora de cuidar do cabelo, poucos homens se atentam aos cuidados em uma região muito importante: o couro cabeludo. Como é a partir dessa área que nascem os fios, é preciso garantir que eles estejam sempre saudáveis, exigindo muita cautela, principalmente na hora do banho. Se não for dado o devido cuidado a essa área é possível que apareçam diversos problemas como coceira e caspa, o que requer uma atenção redobrada. Produzimos uma matéria a respeito desse assunto para te ajudar a cuidar melhor do seu cabelo, o que certamente vai fazer muita diferença no seu dia a dia. Confira!

Não esfregue o couro cabelo com força durante o banho

Talvez por uma questão de hábitos, várias pessoas acabam esfregando a cabeça com muita força na hora do banho. Algumas delas até utilizam as unhas durante o processo, atitude que é extremamente condenada. A orientação é que a limpeza e a esfoliação do couro cabeludo seja feita de forma suave e tranquila. Faça sempre movimentos circulares lentos e nunca utilize as unhas, pois elas podem acabar deixando o couro cabeludo dolorido ou com feridas.

Evite deitar logo após lavar o cabelo

Esse alerta já não é mistério para ninguém, até porque todo mundo já escutou isso algum dia. Um lugar úmido favorece a aparição de fungos e bactérias e é por conta disso que é muito importante deixar o cabelo secar antes de se deitar. Você pode usar um secador de cabelo, no entanto, evite usar o vapor quente e utilize o frio, já que a alta temperatura pode prejudicar tanto os fios quanto os folículos capilares. Se for usar o secador no modo quente, não esqueça de utilizar um protetor térmico antes. Deixar o cabelo secar naturalmente pode ser uma boa opção para quem possui cabelos curtos.

Tenha uma alimentação rica em nutrientes para manter a saúde capilar

Promover uma dieta com alimentos ricos em proteínas e diferentes tipos de vitaminas é tão importante que vai te ajudar a manter uma uma vida mais saudável e ao mesmo tempo irá ajudar na sua saúde capilar. Também pode ser feito o consumo de suplementos, que contém essas mesmas vitaminas, para dar força ao couro cabeludo. São capazes de diminuir os fios quebradiços e a queda de cabelo, porém só podem ser utilizados após prescrição médica.

Não fique mais do que um dia sem lavar a cabeça e evite lavá-la com água quente

Algumas pessoas acreditam que lavar o cabelo todos os dias faz mal. Mas o fato é que ficar mais de um dia sem lavar o cabelo traz diversos danos ao couro cabeludo e estimula a queda capilar. Também não é recomendado lavar a cabeça mais de uma vez no mesmo dia, pois essa atitude pode acabar sendo agressiva ao cabelo. Não há um consenso sobre higienizar os cabelos todos os dias ou em dias alternados, já que isso depende de diversos fatores pessoais. A lavagem deve ser feita com água fria ou morna porque temperaturas muito elevadas provocam a descamação do couro cabeludo.

Couro cabeludo dolorido: procure um tricologista

Pessoas que sofrem com dores ou até mesmo com o couro cabeludo descamando precisam procurar com certa urgência um profissional especializado em tricologia. A partir de ferramentas específicas, o tricologista consegue fazer uma avaliação completa dos fios de cabelo e do couro cabeludo do paciente. Em sequência, será feita uma orientação determinando o melhor tratamento disponível para solucionar qualquer tipo de problema capilar mais grave.  

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS