Dá sim para frear a calvície!

Homem observa a sua entrada, no espelho, causada pela calvície.
Saiba como você pode impedir que a calvície se agrave ainda mais. (Créditos: Getty Images)

Todo homem que possui histórico na família com pai e avôs carecas uma hora irá se preocupar, especialmente quando as entradas começam a aparecer. Você que passa por isso já pode tratar de ficar bem tranquilo, beleza? Até porque, não é certo que você também ficará careca. Hoje em dia existem diversos métodos para impedir que a calvície se intensifique e por aqui vamos te mostrar algumas das melhores formas para conseguir combatê-la. Dá uma olhada a seguir nas nossas dicas e trate de procurar ajuda o quanto antes! 

O primeiro passo para o tratamento contra calvície é ir ao dermatologista

Não há muito o que fazer. Independente da sua idade, quando as entradas começam a aparecer, o tratamento com um médico especialista é necessário para conseguir frear o avanço do problema. “A calvície é uma doença genética e progressiva. Para os homens que se preocupam com isso, o ideal é procurar um dermatologista logo no início do quadro. Nem sempre a queixa é queda de cabelos. Geralmente, o paciente percebe o cabelo ficando mais ralo nas entradas e no topo da cabeça. O tratamento precoce da calvície garante um bom resultado”, informa a dermatologista e tricologista Verena Florenço.

O uso de bonés e chapéus não é capaz de agravar o problema

Quem adora usar boné para agregar no estilo, não precisa se preocupar. Ao contrário do que muita gente vive falando por aí, não há nenhuma comprovação científica de que eles são capazes de agravar os sintomas de calvície. A responsabilidade vai toda para o fator genético. “A responsabilidade por esse problema da calvície é a genética herdada tanto do lado do pai como do lado da mãe. Ao contrário do que muitos pensam, o uso de boné não tem relação com queda de cabelos nem com a calvície”, informa a médica.

Os casos iniciais de calvície geralmente aparecem a partir dos 20 anos de idade

Não tem como colocar cada caso em um mesmo parâmetro - como já te falamos, depende muito da genética da pessoa. No entanto, a média é que a partir dos 20 anos de idade as entradas se intensificam, o que exige buscar um médico. “Em geral, o problema começa na segunda ou terceira década de vida. Alguns casos podem começar já na adolescência, lá pelos 15 anos. Quanto mais cedo é o início, pior é o prognóstico, ou seja, maior o acometimento e a falha. Por isso, alguns homens já se encontram completamente calvos aos 40 anos”, explica Florenço. 

O uso de medicamentos é a melhor forma para tratar a calvície em casos iniciais 

Quer dar uma diminuída no problema e impedir que as entradas fiquem cada vez maiores? Invista em remédios prescritos pelo seu dermatologista. Afinal, essa é a melhor forma de realizar o tratamento. “O uso de medicações tópicas ou orais é fundamental para um bom resultado. Além disso, com o avanço da medicina, temos a opção de melhorar o resultado associando aplicação dos ativos direto no couro cabeludo. Este procedimento deve ser realizado por profissional habilitado, uma vez que inclui a aplicação de medicamentos. Os medicamentos usados têm o objetivo de engrossar os fios que afinaram, assim como frear a evolução da doença. Sendo uma condição genética, o tratamento é contínuo. Uma vez que você suspende o uso dos medicamentos, perde-se o resultado que havia conquistado”, conclui a profissional.

Dra. Verena Florenço é dermatologista, especializada em tricologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-SP 153160  | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS