Qual o caimento correto das roupas?

Homem com uma camiseta rosa justa ao corpo.
Entenda mais sobre como ter um melhor conforto e mais qualidade nas suas roupas analisando o caimento das peças. (Créditos: Getty Images)

Você sabe da importância do caimento correto para as usar bem as suas roupas? Aliás, você o que é o caimento da roupa? Nada mais é do que uma parte fundamental para explorar o melhor da roupa no seu corpo, e claro sair exibindo o seu visual por aí. Por aqui vamos te explicar mais a respeito desse assunto e esclarecer algumas dúvidas bem comuns para o público masculino. Aproveita que já está por aqui e confira a nossa matéria para arrasar e aprimorar o seu estilo. Entenda mais a seguir!

Mas afinal, o que é o caimento da roupa?

A gente vive ouvindo a respeito dessa palavra, mas você sabe bem do que é? A consultora de estilo Fabiana Morato esclarece sobre do que se trata o tão falado caimento da roupa. “O caimento é a forma como a roupa cai no corpo e veste a pessoa, que tem a ver com o tecido, a modelagem, os acabamentos e costuras”. Avaliar bem essa parte é muito importante para usufruir do melhor que a peça é capaz de te proporcionar. 

O caimento correto de uma roupa está relacionado a sensação de conforto da peça

Primeiro é preciso avaliar a proposta da peça e as suas preferências. Uma calça skinny precisa ser mais justa no corpo diferentemente de uma calça comum. “Tudo depende do objetivo da pessoa, o que deseja transmitir de sensações e como quer se sentir. É importante observar como a peça veste, ou seja, se ela está muito ampla ou muito apertada, se a modelagem permite mobilidade, se as costuras estão onde deveriam, se o tecido é mais fluido ou mais estruturado e fica de uma forma mais maleável, flexível no corpo”, explica. O ponto principal é o conforto que a peça é capaz de proporcionar que, por sua vez, é o que melhor representa o caimento correto das roupas. 

Fique atento as costuras de qualquer peça antes de adquiri-lá 

“A maioria das peças, em especial os tecidos planos - como camisas e calças jeans, por exemplo - precisam de costuras para emendar partes que vão permitir vestir bem os volumes corporais. Então, normalmente as costuras ficam nas laterais, unindo parte da frente e de trás. Quando a costura não fica na lateral, pode trazer a impressão de baixa qualidade ou mesmo de tamanho errado, o que pode parecer desleixo. Outro cuidado com as costuras é se não estão repuxadas, franzindo a peça. Isso também pode aparentar baixa qualidade”. A consultora também recomenda que no caso de peças estampadas - xadrez ou listrada - é uma boa observar se os desenhos se encontram.

Sempre que for possível, experimente a peça de roupas antes

O ideal, em qualquer situação, é provar a peça, pois o tecido e a modelagem podem enganar bastante apenas no visual. Fabiana recomenda que ao experimentar, sejam feitos alguns movimentos para você conseguir entender o caimento da roupa. Como por exemplo: se abaixar como se fosse pegar algo no chão - observe se não tranca o movimento dos joelhos -, levantar e se esticar como se buscasse algo no alto - veja se a peça não sobe. "É preciso saber que não há uma padronização de medidas no país. Comprar diferentes peças, inclusive da mesma marca pode demandar numerações distintas. Existem casos de produtos iguais, porém de colorações diferentes em que o caimento da peça é alterado”.

Fabiana Morato é consultora de imagem em Florianópolis - SC. Atua desde 2010, orientando homens que desejam aperfeiçoar sua imagem. | Site oficial | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS