Estilo high low: o que é?

Homem com roupas opostas.
O estilo high low está fazendo muito sucesso nos últimos anos. (Créditos: Getty Images)

O estilo high low faz cada vez mais sucesso entre os homens e sendo apontado como uma das principais tendências para 2020. Esse visual, que surgiu nos anos 2000 com a popularização das lojas fast fashion (que vendem roupas baratas de pouca duração), é ideal para aqueles que desejam criar produções modernas e com muita personalidade. Muitos homens ficam inseguros ou apresentam muitas dúvidas na hora de incorporar esse visual no dia a dia. Para ajudá-los nessa missão, conversamos com a consultora de estilo, Valéria Andrade.

O que é o estilo High Low?

O estilo High Low é um visual que pode ser adotado por homens de todos os estilos que desejam apostar em um look autêntico e moderno. "O nome high low, em tradução livre, significa 'alto e baixo', referindo-se ao uso de peças mais caras junto com as mais baratas. Quando surgiu, misturavam-se peças caras de grifes de luxo, com as peças das lojas fast fashion", explica a consultora de estilo.

Atualmente esse conceito de mesclar roupas diferentes não se limita apenas aos preços, mas também aos seus estilos. "Hoje o hi-lo, como também é conhecido, não se reduz à simples mistura de peças caras e baratas, mas principalmente se refere à mistura de dois estilos como o clássico e o esportivo em um mesmo look. Ele também pode significar a mistura de materiais como jaquetas de plástico usadas com peças confeccionadas com tecido de alfaiataria", afirma a Valéria de Andrade.

Como adotar o High Low em ocasiões formais e casuais?

O High Low pode ser adotado tanto em ocasiões casuais como nas formais para trazer um ar mais fashionista nos looks. Mas é importante prestar atenção em alguns detalhes para não errar. "Para ocasiões não tão formais, você pode usar uma t-shirt de cor neutra com um terno bem cortado ou uma calça de alfaiataria bem ajustada de barra mais curta com tênis branco de couro sem meias. Se o dress code do seu trabalho é extremamente rígido, você pode coordenar, dentro do estilo clássico, peças caras com peças mais baratas", Valéria afirma.

Como as cores, estampas e acessórios funcionam nessas produções?

As estampas e cores podem ser usadas tanto para os homens mais ousados como para os com estilo mais básico para deixar o look mais fashionista, mas sempre levando em conta a harmonia e respeitando o seu estilo. "Se você deseja usar roupas mais ousadas para um ocasião mais casual é recomendado que aposte em composições com mix de estampas, texturas e estilos. "Quem deseja uma mistura mais 'básica' por ter receio de errar ou chamar muito atenção, pode optar por uma t-shirt listrada em preto e branco com calça de alfaiataria risca de giz - aqui você teria um mix de estampas clássicas. O segredo é escolher estampas que tenham pelo menos uma cor em comum para dar unidade ao look. O hi-lo também estaria no mix da camiseta de malha com alfaiataria", aponta Valéria Andrade.

Os acessórios podem ser adotados nas produções para trazer o conceito high low de uma maneira mais prática, mas para isso é importante que escolha peças de boa qualidade e modernas. "Outra boa opção é usar a velha mistura de jeans e camiseta, e caprichar em acessórios mais bacanas, como um belo relógio e/ou pulseiras de metal e couro, um belo sapato, uma bolsa transversal ou mochila de couro. Nesse caso, o 'high' será creditado à qualidade e design dos acessórios de statement escolhidos", aponta a consultora.

Qual é o erro mais comum na hora de adotar esse estilo?

Entre os erros mais comuns na hora de se incorporar o High Low está na hora de dobrar as barras de calças. Por mais que pareça ser algo muito fácil são vários os casos de homens que erram no comprimento ou altura. "O look pode estar incrivelmente bem construído, mas se a barra da calça estiver grande, formando uma 'sanfona', todo o seu esforço vai por água abaixo! Atenção à altura das barras das suas calças", ressaltou Andrade. Para dar mais equilíbrio ao visual, escolha peças com tamanho e caimento que se adequem ao seu corpo. Outra opção é dobrar a barra, deixando o tornozelo exposto.

Por: José Thomé



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS