Evite o pelo encravado na barba

Pelo encravado na barba: homem branco, usando cabelo social e barba curta encaixada, com as mãos sobre o rosto.
É preciso entender bem sobre o que causa o pelo encravado na barba para conseguir evitá-lo. (Créditos: Getty Images)

É terrível quando o pelo da barba acaba encravando. Todo homem que possui pelos faciais já passou por esse tipo de problema, nem que tenha sido por uma única vez. Felizmente, dá pra evitar essa situação e estamos aqui para te explicar a melhor maneira de fazer isso. 

Somente algumas ações simples no dia a dia te ajudarão a se precaver do pelo encravado na barba e promover uma aparência mais limpa e elegante para os pelos faciais. Vem com a gente!  

O que causa o pelo encravado na barba?

O pelo encravado é um problema bem comum entre barbudos, mas você já parou para se perguntar por que isso acontece? É importante tentar entender as causas desse problema e por aqui a gente te ajuda a evitá-lo.

 Para responder essas perguntas, conversamos com a médica dermatologista Beatriz Garcia, que explica: “Em algumas situações, dependendo de condições da pele ou ainda étnicas, os pelos raspados, ao crescerem, podem se curvar e se voltar para o interior da pele, não conseguindo eclodir e sair. Muitas vezes isso causa uma inflamação conhecida como pseudofoliculite da barba”, informa. A pseudofoliculite, nesse caso, é o que conhecemos como o pelo encravado na barba.

O principal cuidado para evitar o problema é fazer a barba com bastante calma

Todo homem que já sofreu com um pelo encravado na barba sabe como esse pode ser um problema bem inconveniente. A hora de fazer a barba é um dos momentos que mais exige cuidado. “O ideal é barbear-se com calma. Se a barba for muito espessa, o uso de cremes pré-barba ou hidratantes ajuda a amaciar os fios. Além disso, cremes indicados por dermatologistas e soluções anti-idade podem ajudar”, afirma a especialista.

Alguns produtos podem ajudar a diminuir as chances de encravar os pelos

Além de fazer a barba calmamente, como já vimos, é importante ainda usar produtos adequados para essa situação específica. Isso também ajuda bastante a evitar os pelos encravados no local.

 “É recomendado o uso de sabão ou creme para barbear com ph mais fisiológico - mais próximo do ph da pele. Eles removem a sujeira e a oleosidade da pele sem alterar o manto lipídico de proteção”, informa a Dra. Beatriz. E nada de lavar o rosto com água quente antes de se barbear, beleza?

 A alta temperatura da água pode trazer vários danos à saúde da pele, então a melhor opção é optar por água morna, tanto para o banho, quanto para a hora de fazer a barba. Outra dica que ela orienta é fazer sempre a troca das lâminas de barbear. “Isso é fundamental pois, além de perderem o fio, restos de pele, microorganismos e cremes de barbear ficam entre as lâminas, gerando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos. Ao acabar de se barbear, cremes de ação hidratante e calmante podem ser aplicados, ou ainda borrifar água termal”, acrescenta.

Se o pelo encravado se agravar, trate de procurar um dermatologista o quanto antes

Nem sempre o pelo encravado na barba é um problema fácil de ser resolvido, certo? Se esse for o seu caso, não deixe de marcar uma consulta com um especialista o quanto antes - e nada de tentar resolver isso sozinho, pois pode piorar a situação! 

“Nesse caso, o dermatologista é o melhor aliado, pois existem tratamentos com medicações e antibióticos para aliviar o processo inflamatório. O uso de cremes queratolíticos ou ácidos que renovam e diminuem a espessura da pele podem auxiliar. Por fim, a depilação a laser pode ser uma alternativa para casos mais graves”, conclui a médica.

Dra. Beatriz Garcia é dermatologista e atende no município de Guarapuava - PR | CRM-PR 19430 



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS