Hidratar a pele é importante para a barba?

Foto de jovem homem negro, em frente ao espelho, tocando seu rosto barbeado após hidratar a pele.
Entenda a relação entre a hidratação da pele e da barba. (Créditos: Getty Images)

Todo mundo sabe que os fios da barba vêm da pele, mas existem dúvidas quanto ao impacto da saúde de um sobre a do outro. Naturalmente, os pelos se beneficiam da saúde da pele, que precisa de hábitos saudáveis e cuidados tópicos com o uso de produtos específicos. Mas um mistério persiste: hidratar a pele ajuda a barba? 

Para desvendar essa questão, o Mano a Mano consultou o barbeiro profissional Clayton Guimarães. Dá uma olhada no papo!

Hidratar a pele do rosto é fundamental, mas cuidado com o uso de produtos para esse fim sobre a barba

Manter sua pele hidratada, especialmente se você possui tendência ao ressecamento, é importante para melhorar a sensação da sua barba, pois isso evita coceiras e desconfortos sob os fios. 

Entretanto, os hidratantes de pele não trarão benefícios diretos para a barba, como explica Clayton: “Os produtos utilizados na pele contêm pH mais básico, que leva os fios tanto da barba quanto do cabelo a ficarem quebradiços”, afirma. 

O cabeleireiro ainda acrescenta que a região da barba tem várias glândulas sebáceas, que alteram o pH da barba. Logo, os produtos usados nela devem ser específicos.

Pele seca não prejudica a barba

Muita gente pensa que pele seca é algo negativo para a saúde e a aparência da barba, mas não é bem por aí. Pele seca e irritada pode descamar, eventualmente obstruindo os folículos pilosos e interferindo no crescimento dos fios, mas isso é facilmente contornado com limpeza adequada, além de hidratação. 

O que realmente prejudica é o ressecamento dos pelos. Isso pode deixá-los opacos e quebradiços. Para nutri-los adequadamente, use óleos essenciais específicos para barba. Pela dificuldade de aplicar somente sobre os fios, procure produtos compatíveis com seu tipo de pele. Pessoas propensas à acne, por exemplo, podem priorizar condicionadores de barba. 

A esfoliação regular combate o ressecamento da pele

Uma prática importante para todos os homens barbados é esfoliar o rosto. Isso renova a camada superficial da pele, eliminando células mortas que podem se acumular, causando descamação e, consequentemente, irritação e coceira. 

Indo além, esse hábito também evita a obstrução dos poros, ajudando a diminuir a ocorrência de pelos encravados e desagradáveis foliculites. Assim, você mantém não somente a pele saudável, mas também a barba. 

Como hidratar a pele sob a barba?

Bom, aprendemos que as hidratações devem ser distintas: use um produto para hidratar a pele e outro para a barba. Mas como aplicar o produto atingindo a pele efetivamente, sem perder muito nos pelos? 

“No caso de barbas cheias, aplique o produto sobre a barba e massageie até perceber que o mesmo está em contato com a pele”, ensina Clayton. 

Então, use um pente de madeira para retirar os excessos da barba e use os dedos para espalhar o hidratante por toda a pele da região. E “se sua barba for cerrada, é só aplicar normalmente”, finaliza o barbeiro.

Clayton Guimarães é barbeiro profissional, educador de barbearia e fundador da Cool Barber Shop, no Rio de Janeiro. 

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS