Seis erros que atrapalham o crescimento da barba dos sonhos

Homem branco adulto em frente ao espelho, fazendo a barba, com uma navalha, no lado inferior direito do pescoço.
Para ter uma barba bem cuidada, é preciso ter atenção com práticas e hábitos prejudiciais ao crescimento dos fios. (Créditos: Getty Images)

Uma barba longa pode dar um toque mais viril para a sua aparência. Mas muitos homens cometem deslizes ao deixá-la crescer e colocam o processo em risco. A boa notícia é que o Mano a Mano pode te ajudar nessa missão. Como? Abaixo você confere seis erros que devem ser evitados para conseguir de fato a barba desejada.

1. Fazer a barba diariamente não acelera o crescimento

Há um senso comum entre os homens de que fazer a barba diariamente faz os pelos crescerem mais rápido. Acontece que esse é apenas um entre os vários mitos que rondam o universo dos barbudos. 

Na verdade, essa prática pode prejudicar a pele do rosto, danificar o crescimento dos fios, e trazer um resultado oposto ao desejado. Então, tenha em mente que o primeiro passo para ter uma barba longa é deixar que ela cresça até atingir o comprimento que você quer.

2. Usar produtos de cabelo na barba compromete a saúde dos pelos

Se você está deixando os pelos faciais crescerem, é essencial que adote alguns produtos específicos na sua rotina de cuidados. Utilizar shampoo ou condicionador de cabelo para a higienização da região, por exemplo, nem pensar.

Esses itens costumam funcionar de forma agressiva e causam problemas como ressecamento, caspas e até mesmo queda. Use sempre aqueles indicados para a barba, porque eles são mais suaves e garantem que os pelos fiquem mais hidratados e protegidos.

3. Não utilizar óleo de barba na sua rotina de grooming

O óleo para barba é um dos produtos mais importantes na rotina de cuidados. E não adotar esse item pode fazer com que a sua barba fique ressecada, o que não é nada bom para o crescimento. Por isso, busque óleos de origem vegetal, principalmente os feitos de coco, aloe vera e jojoba, porque eles possuem ativos hidratantes e não costumam causar alergia.

4. Coçar a barba é um hábito que pode afetar a aparência dela

Durante o crescimento dos fios, a sensação de coceira é normal. Mas é muito importante que você deixe as mãos longe da barba. Esse hábito pode parecer inofensivo, mas traz uma série de problemas para os pelos faciais, como queda de fios, sujeira e oleosidade. 

As dicas de ouro para evitar essa situação são: investir no uso de hidratantes faciais e óleos — porque eles ajudam a suavizar a pele e evitam irritação e vermelhidão — e pentear a barba para amenizar o incômodo.

5. Aparar a barba suja ou molhada durante a fase de crescimento é uma má ideia

Nunca (nunca mesmo) apare os pelos faciais quando eles estiverem oleosos, sujos ou molhados. É nessas situações que o corte pode não ser tão preciso. Por isso, o recomendado é que você lave sempre a sua barba, seque e desembarace antes de aparar, combinado?

Além disso, lembre-se de usar um pente de madeira para escovar os fios e alinhá-los, isso vai te ajudar a ser mais certeiro na hora de remover as pontas irregulares na sua barba.

6. Não prestar atenção nos pelos do pescoço

Se você quer ter uma bela barba, certamente não pode ignorar os pelos do pescoço, já que eles podem trazer uma sensação de desleixo para o seu visual. Portanto, prestar atenção nessa região e barbear da maneira correta é essencial. 

Se você não souber fazer a marcação, relaxe: é fácil, fácil. Coloque dois dedos acima da região do pomo de adão e raspe os fios abaixo. Mas sem exagerar na aparagem, fechado?

Por: José Thomé



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS