Fazer a barba em 5 minutos: dicas para um barbear prático e preciso

[Map Image Here]
Para um barbear limpo, não é preciso gastar muito tempo. Com algumas dicas, o visual perfeito pode ser alcançado em 5 minutos ou menos Foto: Shutterstock

Fazer a barba, mais que um hábito diário para alguns, é um momento particular do homem. Porém, com a correria do dia a dia, o que antes era considerado um momento de reflexão perdeu espaço para a urgência que pede que tudo seja feito em poucos minutos. Mesmo com pressa, é muito importante ter muito cuidado com a pele, para evitar possíveis machucados ou irritações. Algumas medidas, desde o preparo da pele e a escolha da lâmina ideal até os produtos que acalmam a pele, podem ajudar a ter um barbear mais rápido e preciso. Afinal, um rosto bem cuidado é um ótimo cartão de visitas.
Aproveite estas dicas e saia de casa #preparadopravaler:

Enxague o rosto com água morna para facilitar o corte dos pelos

Para facilitar o processo de abertura dos poros, que permitem que o corte dos pelos seja mais fácil, é recomendado fazer a barba logo após o banho. Outra opção é enxaguar o rosto com água morna. Isso irá abrir os poros da pele e amolecer os fios, permitindo um corte rápido do fio e com menos atrito. Você também pode esfoliar o rosto para obter o mesmo efeito e retirar o excesso de oleosidade e sujeiras da pele. Só não faça a esfoliação minutos antes de se barbear pois o processo deixa a pele sensibilizada e ela pode apresentar irritação ao terminar. Além disso, atenção para a "idade" da sua lâmina: aparelhos de barbear novos deslizam mais facilmente pela pele e permitem um barbear mais rápido e preciso.

Escolha bem o gel ou creme para se barbear

Outro ponto fundamental é a escolha do creme ou gel para barbear. Saiba qual é a textura da sua pele (seca ou oleosa) e use um produto correspondente. Aplique a espuma com um pincel específico para barba. Ele vai espalhar o produto sob os fios, além de levantá-los, facilitando o corte pelo barbeador. Evite usar sabonetes, pois eles podem ressecar a pele e causar irritação, mas se houver a necessidade de usá-lo, prefira os neutros, que deixam a pele menos propensa a inflamações. Prefira também sempre usar lâminas afiadas para cortar os pelos sem causar qualquer tipo de dano ao seu rosto. Alguns modelos têm uma fita lubrificante que permitem que o aparelho deslize melhor sobre a pele, além de ser um bom indicador de quando está na hora de trocar sua lâmina.

É muito importante evitar os cortes faciais

As lesões no rosto também serão evitadas se a passada da lâmina for feita respeitando o sentido do crescimento dos pelos, sempre começando pelas laterais do rosto e deixando a área do queixo para o final, onde os pelos são mais duros. Dessa maneira você também evita o aparecimento de pelos encravados quando a barba crescer novamente.  Finalmente, enxague o rosto com água fria para fechar os poros. A baixa temperatura também ajuda a diminuir a irritação que pode surgir ao terminar o barbear.  Use um creme pós-barba para que a pele fique mais macia. Produtos à base álcool ressecam e irritam muito mais a região barbeada.

O resultado positivo será o mais provável

Para o homem moderno é primordial sair de casa com o barbear mais rente e duradouro, tornando a aparência apresentável para os compromissos do dia a dia.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS