Como deixar a barba cerrada?

Homem de toca fazendo uso da barba cerrada.
Confira a melhor maneira para conseguir usar a tão falada barba cerrada. (Créditos: Getty Images)

Manter a barba longa não é para qualquer homem. Muitos acabam optando por deixar o rosto todo liso para não se preocupar com os pelos faciais. Mas você que não curte muito o excesso de pelos faciais, já experimentou manter a barba cerrada? Esse estilo é fácil de manter e promove um visual bem charmoso. Inclusive, não faltam celebridades aderindo ao estilo. Para aderir ao visual, é bem simples. Com poucos passos você consegue evitar uma aparência descuidada. Deseja descobrir do que se trata a barba cerrada e como utilizá-la da melhor forma? Então confira as dicas a seguir! 

Barba cerrada: o que é?

As barbas curtas são muito acessíveis e também podem ser bem estilosas se você souber como usá-las. Com maior domínio sobre o assunto, o barbeiro profissional Júlio Bacelar dá mais detalhes: “A barba cerrada é um estilo que se tornou mais popular em meados dos anos 2000, quando passou a ser mais comum homens utilizarem barba. É uma barba curta, fácil de manter e tem seu renome, mesmo que não possua o destaque das barbas mais longas. De dez clientes, quatro pedem esse tipo de barba, até porque é um estilo de barba mais simples e que nunca sai de moda”, afirma. 

Utilize a máquina de cortar cabelo para deixar a barba cerrada

Caso seja possível, é sempre bom possuir lâminas para uma remoção mais completa dos pelos faciais e a máquina para apará-los. Isso permite que você consiga explorar o melhor que sua barba tem a oferecer. “A melhor opção para aderir à barba cerrada é fazer o uso da máquina de cortar cabelo.  Isso porque a lâmina remove os pelos por completo, exigindo um crescimento de, no máximo, três dias para obter o visual de barba cerrada. Com a máquina, você já consegue aparar e deixar a barba bem curtinha”, indica Júlio. 

Tenha maiores cuidados ao remover os excessos 

Remover o excesso de pelos da barba da bochecha e do pescoço não é uma tarefa fácil e, a respeito de qualquer remoção por conta própria, o profissional orienta: “É preciso ter muito cuidado com a barba, independentemente do tipo ou tamanho dela, para não acabar com todo o trabalho feito pelo barbeiro. Se a pessoa tiver aquela barba bem cerradinha, sem muito o que fazer com ela, fica até com um aspecto bacana se não tiver com linhas marcadas”, orienta. Vale ressaltar que a manutenção deve ser, em média, semanal, mas depende de cada caso. 

Combine a barba cerrada com o seu corte de cabelo

“A melhor forma de dar um pouco mais de destaque para a barba é deixar ela combinar com seu cabelo. Um corte de cabelo degradê seguindo a linha da barba é um técnica muito usada. No caso de cabelos mais longos, deixar os fios penteados para trás é capaz de gerar um certo destaque. Afinal, manter um cabelo bem cortado e uma barba bem feita é algo muito bem visto”, destaca Júlio. A barba cerrada é muito utilizada em combinação com alguns cortes específicos, pois como os pelos faciais ficam mais curtos, é possível mantê-los no mesmo comprimento nas laterais do cabelo e destacar o topo com fios mais longos.

Shampoo para barba e cremes esfoliantes ajudam que possui esse tipo de barba

“Como a barba cerrada é uma opção de barba bem curtinha, o uso de balm e óleos essenciais acabam não surtindo tanto efeito. O recomendado é lavar os pelos com shampoo específico para a barba”, recomenda o barbeiro. O uso de cremes esfoliantes semanalmente também evita o acúmulo de impurezas na face e, tal como o shampoo próprio para barba, resquícios de sujeiras nos fios.  

Júlio Bacelar é barbeiro profissional e atende na cidade de Cabo Frio - RJ | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS