Como usar sapatos sociais corretamente?

A imagem mostra dois irmãos caminhando em direção à câmera, em uma ciclovia de cidade europeia. Um deles veste casaco marrom sobre uma camisa com gola rolê preta, combinando com calças sociais azul-marinho e uma bolsa marrom transpassada pelo seu peito. O outro veste um sobretudo azul desbotado, quase roxo, sobre um terno bege sofisticado, combinado com camisa levemente mais clara e um cachecol de seda chamativo, com azul, branco e dourado. Os dois vestem sapatos sociais de couro marrom bem lustrados e elegantes. Atrás deles, a vida segue comum na cidade. Uma mulher atravessa a rua com um carrinho de bebê e um carro preto aguarda no cruzamento.
Sapatos sociais são essenciais no guarda-roupas de qualquer homem, mas é importante saber empregá-los. (Créditos: Getty Images)

Sapatos sociais são figurinhas carimbadas em determinadas fases da vida de qualquer homem, seja por gosto, ocasiões especiais ou rotina de trabalho. Mas, ao se tratar de modelos mais formais, muitos caras ficam em dúvida sobre qual sapato usar e com quais peças de roupa combiná-lo. Para desvendar essas questões, nós conversamos com o consultor de imagem e estilo Julio Cesar dos Santos. Vem com a gente!

Como diferenciar sapatos sociais e casuais?

Atualmente, a variedade de calçados é tão grande, com tantos detalhes, que pode ser difícil diferenciar um modelo social de um casual. Mas basta fazer um checklist básico para não se confundir. “O sapato casual é definido pela informalidade. Se caracteriza por ter várias formas, começando pela sola, que pode ser tratorada, branca ou colorida. Em geral, é robusto, com desenhos e costuras diferenciadas”, explica Julio Cesar. “Já o sapato social, que pode acompanhar o traje social, composto por terno ou costume, meia e gravata, é geralmente confeccionado em couro, com solado de mesmo material ou madeira. Os modelos mais comuns são Derby, Oxford, Monk Strap e Loafers.”

Qual é o sapato social ideal para você?

Dada a grande variedade de modelos atualmente, é seguro afirmar que há um sapato social para cada um; basta testar e escolher seu favorito. Para não experimentar muito na sorte, é uma boa ideia seguir alguns parâmetros simples. “Para escolher o sapato que melhor se adapta ao estilo de cada um, deve-se levar em conta as ocasiões do uso e as necessidades, além de conforto e estética”, conta o consultor de imagem. “É importante frisar que os modelos sem cadarço são perfeitos para o dia a dia, por sua facilidade de calçar, além de combinar com eventos tanto sociais quanto informais.”

Cada tipo de sapato social tem características próprias

Se você é eclético e tem um dinheirinho sobrando, pode ser legal rechear seu guarda-roupas com um sapato social de cada tipo; afinal, cada modelo traz propostas únicas. “O Oxford, por exemplo, é um dos mais sofisticados e elegantes, perfeito para eventos mais finos, como reuniões de negócios, formaturas e casamentos. Combina muito bem com ternos”, indica Julio Cesar. “O Monk Strap já é mais ousado, contendo alças e fivelas. Pode ser usado tanto em produções formais como em looks mais urbanos e descontraídos, com calça de alfaiataria e camisa social.” O Loafer, semelhante ao clássico mocassim, é perfeito para ocasiões mais despojadas, combinando bem com camisas polo e calças jeans.

Cuide bem dos seus sapatos sociais para estender sua vida útil

Os sapatos sociais são geralmente feitos de couro. É um material bastante durável, mas é imprescindível cuidar bem dele para evitar deformações e outros inconvenientes. “Para que o sapato dure por muito tempo, valendo o custo-benefício, uma dica valiosa é nunca fazer a limpeza com água, pois ela danifica o couro, podendo até encolhê-lo”, alerta o consultor de estilo. “Use um limpador próprio para o tecido, mas jamais aplique-o diretamente sobre o calçado. Use uma flanela e faça movimentos circulares na superfície para um bom resultado.” O couro também precisa de bastante hidratação para se manter impecável. Então, aposte nisso. “Passar graxa ou mousse é suficiente. Caso prefira engraxar, escolha uma graxa da mesma cor do seu sapato para não manchá-lo”, completa o profissional. Mantenha o calçado em local seco, longe de sol e umidade. Ah, e para manter a forma, é legal manter jornal amassado dentro!

Julio Cesar dos Santos é consultor de imagem e estilo. | Instagram.

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado