Saiba como lavar o cabelo corretamente

Homem tomando banho.
Entenda mais sobre alguns passos que você precisa tomar para lavar o cabelo sem erros. (Créditos: Getty Images)

Lavar o cabelo pode ser uma atitude bem simples e fácil para algumas pessoas. No entanto, existem algumas atitudes que podem ser melhoradas e outras que precisam ser evitadas, para que assim seja possível ter os fios mais bonitos. Por mais que essas atitudes sejam ligadas geralmente ao público feminino, o homem que deseja ter uma boa aparência também precisa colocá-las em prática. Listamos por aqui algumas dicas para que você entenda mais sobre como lavar o cabelo corretamente e, assim, consiga ter um melhor resultado para sua saúde capilar. Vem com a gente e confira! 

Estude melhor sobre o seu tipo de cabelo e determine uma rotina para ele

Cada pessoa possui um tipo diferente de cabelo. Algumas possuem os fios mais secos e outras têm uma maior facilidade para que eles fiquem mais úmidos - são esses os cabelos oleosos tão mencionados por aí. Dessa maneira, é bom compreender em qual desses tipos o seu cabelo está situado. Conversamos com a dermatologista Dra. Camila Azzini para uma melhor explicação sobre esse assunto. “É preciso entender bem sobre o próprio cabelo e determinar a frequência certa de lavagem para ele. Essa situação varia em relação ao tipo de cabelo de cada pessoa. Por exemplo, pessoas com o couro cabeludo mais oleoso vão precisar lavar o cabelo com uma frequência maior, diariamente. Pessoas com um couro cabeludo normal e seco, não precisam lavar todos os dias, podendo optar pela lavagem no máximo em dias alternados”, orienta.

Evite lavar o cabelo com água quente a todo custo

Por mais que a gente sofra bastante com aquele sol de lascar no verão, em épocas de temperaturas mais amenas é bem comum as pessoas tomarem um banho bem quente. Infelizmente, essa atitude não é capaz de trazer coisa boa para o seu cabelo e para sua pele, mesmo que seja mais agradável. “Quando o cabelo é lavado com água muito quente, é retirada a gordura da fibra capilar. Como essa fibra é responsável por dar vida e brilho aos fios, essa água quente resulta em um cabelo bem ressecado. A água nessa temperatura no couro cabeludo também é um problema, pois estimula as glândulas de oleosidade e favorece o aparecimento de caspas”, explica. Não precisa tomar um banho com a água gelada, a água morna já é o suficiente para evitar esses problemas. 

O condicionador ajuda a fechar as cutículas do cabelo e o deixa mais macio e brilhoso

Pouca gente sabe, mas não é só o shampoo que é capaz de dar destaque aos seus fios de cabelo. A finalidade dele é remover as impurezas do couro cabeludo, enquanto a função do condicionador é melhorar a imagem da sua cabeleira. “O condicionador auxilia no fechamento das cutículas. Como o fio de cabelo é uma estrutura ácida, o shampoo que é um pouquinho mais alcalino, abre a cutícula e isso ajuda pra remover a sujeira e a oleosidade. Os condicionadores fazem com que o cabelo fique macio, fácil de pentear e brilhoso, justamente por fechar as cutículas abertas pelo shampoo”, informa a médica. Por isso, o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento dos fios, para que, assim, você consiga lavar o cabelo certinho!

Seque o cabelo com uma toalha macia e sem esfregar

Assim como lavar o cabelo com água quente pode te causar prejuízos, secá-lo com o secador muito quente também pode. “O cabelo úmido fica mais fragilizado, portanto, a exposição a temperaturas muito elevadas, como com o secador, por exemplo, precisa ser evitada. Antes de utilizá-lo, deixe o cabelo secar naturalmente por um tempo ou utilize uma toalha bem macia para tirar o tirar bem o excesso de umidade”, sugere Camila. Evite esfregar muito forte o cabelo quando for secar com a toalha e também evite dormir ou deitar com ele molhado.

Dra. Camila Azzini é dermatologista, atende online e presencialmente na cidade Florianópolis - SC |  CRM-SC 26220 | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS