Barba falhada: o que está acontecendo?

Homem asiático adulto, com camisa social preta, sem barca e com corte de cabelo side swept, sorri em foto frontal.
Descubra algumas das possíveis causas para o não crescimento da sua barba. (Créditos: Getty Images)

Independentemente da idade, alguns homens podem acabar não conseguindo ter o crescimento desejado dos pelos faciais. Em alguns casos, os pelos até crescem, mas com várias falhas aparentes - a famosa barba falhada. 

São diversos os motivos que levam a essa situação, como o fator genético. Se você sofre com o problema e está buscando maiores explicações, vem com a gente que te mostraremos todas as possíveis causas para o não crescimento dos pelos do seu rosto - já adiantamos que raspar os fiapos de barba não vai ajudar (risos). Confere só!    

A genética é o principal fator para o não crescimento da barba

Não tem como fugir: se os homens da sua família também não têm barba, as chances de você não ter são bem grandes. Assim como acontece em casos de calvície, a herança genética tem uma influência muito grande nesse aspecto. 

Entrevistamos o dermatologista Dr. Dário Rosa, que falou um pouco sobre o assunto: “Os fatores genéticos são relevantes para diversas condições, incluindo o crescimento de pelos faciais. São estes fatores que determinam a quantidade de pelos que vamos ter na barba e em todo corpo, assim como na densidade e na espessura dos fios”, informa.

Além da questão genética, o médico explica que o não crescimento dos pelos pode ocorrer por conta de deficiências nutricionais ou hormonais, infecções e até mesmo como consequência de doenças autoimunes, como a alopecia areata.

A barba falhada e o não crescimento dela pode ser tratado de diversas formas

Mesmo assim, nem tudo está perdido. Com o avanço de diversas técnicas, não faltam maneiras para conseguir alcançar o seu desejo de ter uma barba cheia. Mas não se esqueça de comparecer ao médico especializado antes. Afinal, usar medicamentos por conta própria pode não trazer coisa boa, não é mesmo?

 “O tratamento pode incluir uso de loções de uso tópico. Porém, também pode ser feito com comprimidos, por via oral, ou pela injeção de medicamentos diretamente na área da falha, com uso de agulhas que estimulam o crescimento dos pelos. Nos casos avançados ou que não melhoraram com os tratamentos anteriores, pode ser tentado o implante capilar”, orienta o profissional.

Raspar os fios de barba menores não vai fazer com que a sua barba cresça

Todo mundo já ouviu isso de alguém - principalmente de um parente. Mas lamento te informar que raspar mais a barba não vai deixar ela maior e nem fazer com que ela cresça mais. 

“A ideia de que raspar os pelos faciais promove o crescimento dos folículos pilosos não é real, pois, ao fazer a barba, você somente corta os fios que já foram desenvolvidos. O que se tem é uma falsa impressão de fios mais grossos e barba cheia. Isso ocorre porque o fio cortado tem a ponta mais grossa, dando a ilusão de que a barba cresceu rapidamente”, explica o médico.

Não deixe de lado os cuidados com a pele do rosto, mesmo sem ter muita barba

O cabelo e o rosto são áreas que ficam extremamente expostas, ou seja, a limpeza precisa ser feita frequentemente - até porque não dá pra você manter uma boa aparência com um rosto oleoso.

“Realizar uma adequada limpeza e a esfoliação do rosto, nos casos indicados, é fundamental para manter a saúde e a beleza da pele e também dos fios”, garante Dário. O médico continua informando a importância de itens específicos tanto para o rosto quanto para a pele. “A lavagem com shampoos apropriados ajuda a tratar a dermatite seborreica, diminuir a descamação e a oleosidade da pele, que são fatores que podem levar a uma maior queda dos fios. A esfoliação do rosto e da barba também é capaz de ajudar a diminuir o encravamento dos pelos”, conclui. 

Dr. Dário Rosa é dermatologista e atende em São Paulo - SP | CRM-SP 149271



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS