Saiba como cuidar bem dos seus lábios

A imagem mostra um homem entre 50 e 60 anos de idade, de perfil. Ele aparenta estar em uma cidade, pois há luzes ofuscadas ao fundo. Seu rosto tem algumas pintas e sinais de idade, corroborados pelos cabelos grisalhos. Ele veste um casaco verde-militar com capuz, de estilo mais arrumado que um moletom e tecido sofisticado. Com a mão, ele encosta um batom de manteiga de cacau nos lábios, para nutri-los em um suposto dia frio, evitando ressecamento.
Hidratar seus lábios é imprescindível para evitar ressecamento (Créditos: Shutterstock)

Nos últimos tempos, os homens também entenderam a importância de prezar pela pele do rosto, criando rotinas de skincare variadas. Mas uma pequena parte da face acaba negligenciada no dia a dia: os lábios. As características deles, diferente do que se pode imaginar, não são iguais às da pele; por isso, é preciso estabelecer alguns cuidados específicos para que fiquem bonitos e livres de ressecamento. Então, pensando em te ensinar a cuidar melhor dos seus lábios, nós conversamos com a dermatologista Priscila Camara de Camargo!

Lábios com tons vermelhos indicam mais saúde

Se a questão estética dos cuidados com os lábios não te cativa, vamos tentar te convencer a usá-lo como sinalizador para sua saúde interna. A cor dos lábios pode indicar condições de saúde importantes, então é bom ficar de olho na tonalidade. “Existem doenças cardiovasculares que deixam os lábios com aspecto arroxeado ou acinzentado”, conta Dra. Priscila. “A coloração ideal para a boca é avermelhada.” Contudo, se seus lábios não estiverem bem cuidados, é possível confundir os sinais de algo mais grave com simples desleixo. 

A hidratação é fundamental para evitar lábios rachados

Se não estivermos bem hidratados, nossos lábios tendem a rachar, ou craquelar, formando pequenas fendas ardentes ou descamações. Essa situação desagradável pode ser evitada somente pela hidratação. “O mais importante é a hidratação oral”, indica a médica. “Especificamente para os lábios, use hidratantes à base de óleos essenciais ou manteiga de cacau, um potente hidratante labial, ótimo para o inverno.” Esse produto, bastante nutritivo, é vendido em formato de batom e pode ser usado também para atenuar a dor e reparar a barreira labial já rachada. 

É importante esfoliar os lábios uma vez por mês

Assim como esfoliamos nossos rostos para eliminar as camadas de células mortas e facilitar a respiração da pele, o mesmo deve ser feito com os lábios; contudo, em menor frequência. “Deve-se esfoliar uma vez por mês, apenas”, alerta Dra. Priscila. “Pode misturar açúcar mascavo com mel e passar nos lábios.” Além dessa opção caseira simples e saborosa, há também produtos específicos em farmácia. Seja como for, faça movimentos suaves para não irritar a pele.

A maior inimiga dos lábios é a língua

Quem nunca teve a mania de molhar os lábios com a língua, em especial ao falar muito e sentir a boca começar a ficar seca? Pois é. Acontece que isso é bastante problemático. “Deve-se evitar ao máximo passar a língua nos lábios, pois a saliva tem pH mais ácido e piora o ressecamento labial”, explica a dermatologista. “Há aquela sensação imediata de que conseguimos umedecer a região, mas logo depois se formam microfissuras, ocasionando ardência e vermelhidão no local.”

Priscila Camara de Camargo é médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia. Atua na cidade de São Paulo. | Site.

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS