Como fazer efeito degradê na barba média?

Um homem de semblante sério está sentado na cadeira de uma barbearia, usando um avental branco. Ele tem os cabelos presos com pinças, para facilitar o trabalho do barbeiro, que está de pé com uma máquina, aparando as costeletas do cliente.
O degradê pode ser a finalização perfeita para tirar a aparência desleixada da barba média (Créditos: Shutterstock)

A barba média muitas vezes pode parecer apenas com descuido, como se você só tivesse deixando ela crescer por preguiça de raspar. Para que ela fique estilosa e você não fique parecendo um cara relapso, é preciso mostrar algum tipo de cuidado com ela. Aplicar o efeito fade pode ser uma boa opção, já que isso faz com que ela combine com vários cortes de cabelo que estão super na moda nesse ano, como undercut, buzzcut e todas as alturas de fade. Você pode ir a uma barbearia para adotar esse estilo ou pode fazer em casa se tiver as ferramentas certas. Quer saber como? Então, confira nosso tutorial!

Você tem os utensílios necessários para fazer o degradê na barba?

Antes de mais nada, é preciso saber se você possui as ferramentas que vão ajudar a deixar a sua barba do jeito desejado. Além da máquina de cortar cabelo, serão necessárias lâminas de barbear, e pentes próprios para barba. A máquina será responsável baixar o tamanho dos pelos e possui pentes próprios que permitem que você ajuste a altura do corte. As lâminas serão usadas para o acabamento, além de limparem a parte que faz a conexão com o cabelo e que deve estar completamente raspada. Já o pente para barba será usado para alinhar os fios antes e depois do corte, além de ajudar a remover os fios menores cortados.

Como fazer o degradê na barba?

1. Comece penteando a barba na direção do crescimento dos fios para ajeitá-los e remover qualquer sujeira que possa estar presente. Isso é importante principalmente se você sofre de caspa na barba, pois vai ajudar a retirar os flocos de pele que possam ter descamado do rosto e prendido nos pelos.

2. Faça a manutenção da sua barba normalmente, aparando os fios com a máquina com um pente 2 e retirando os pelos do pescoço para criar um visual mais limpo. O degradê deve ser feito na área das costeletas, onde a barba se junta com o cabelo.

3. Comece passando a máquina sem nenhum pente do local onde a orelha conecta com a cabeça até a metade da costeleta. Repita isso dos dois lados para não ficar com um visual desigual. Abaixo disso um pouco, utilize o pente 1 para deixar os pelos um pouco mais altos.

4. Para fazer a passagem entre os locais raspados e com pelos mais altos, use o pente 0,5. E entre as partes que você passou o 1 e o resto, passe o de 1,5. Para dar acabamento, passe a lâmina de barbear na região da bochecha e do pescoço para tirar os pelos restantes e lave o rosto novamente.

Com que intervalo eu devo fazer a manutenção do degradê na barba?

Como nós dissemos no início, se você quer manter uma barba no comprimento médio, é preciso tomar cuidado para que ela não pareça apenas um desleixo. Isso implica em fazer a manutenção do degradê. Obviamente, isso vai depender muito do ritmo de crescimento dos seus pelos, mas o ideal é que, ao menos uma vez por semana, você avalie no espelho se é a hora de ligar a máquina e aparar a barba novamente para refazer o efeito fade.

Publicada originalmente em 21/06/2019. Atualizada em 17/11/2020.



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS