Calma! Suas espinhas têm solução

A imagem mostra em close o rosto de um jovem, mais especificamente a região de sua bochecha e um pouco do nariz. No rosto dele, há espinhas inflamadas, algumas avermelhadas e outras com bolsinhas de pus. O rapaz tem um bigode ralo, discreto.
Saiba como tratar suas espinhas com sucesso (Créditos: Getty Images)

Espinhas são um dos problemas de pele mais comuns e incômodos de todos. Ninguém gosta de acordar, se olhar no espelho e dar de cara com acne por todo o rosto. Mas fique tranquilo! É possível solucionar essa situação com certa facilidade, especialmente se suas espinhas são pontuais, não fruto de doenças de pele. Para te ajudar a entender melhor sobre como tratar o problema, nós conversamos com a dermatologista Juliana Carnevale, que trouxe ótimas informações. Saca só!

Quais são as causas principais das espinhas?

Vale a velha máxima: é melhor prevenir do que remediar. Mas, para fazer prevenção efetiva, é fundamental entender as causas das espinhas. Com exceção das doenças de pele e de alterações hormonais na adolescência, muitas são facilmente contornáveis. “Entre as causas principais de espinhas, estão não fazer a limpeza correta da pele, não retirar maquiagem, usar produtos inadequados para o tipo de pele e alimentação inadequada”, elenca a médica. 

Persista no skincare para prevenir o surgimento de espinhas

Parte da prevenção contra as espinhas consiste na adoção de hábitos saudáveis, como a ingestão adequada de água e o estabelecimento de alimentação balanceada. A outra parte diz respeito à ação direta na pele, o clássico skincare. “Deve-se lavar o rosto com o sabonete adequado ao tipo de pele de duas a três vezes ao dia, além de aplicar filtro solar para pele oleosa”, informa Juliana. “Ácidos e produtos anti-inflamatórios para tratamento de acne também são importantes. O médico saberá qual indicar, dependendo do grau da sua acne”, acrescenta. 

O controle da oleosidade é fundamental para combater espinhas

Se você está com alguma espinha no momento, evite cutucar a lesão ou recorrer a “tratamentos caseiros”, pois estes são bastante duvidosos. Se quiser, pode até usar maquiagem para esconder o ponto, mas o importante mesmo é tratar. “A melhor maneira de se livrar das espinhas é usar os produtos adequados para seu tipo de pele, como sabonetes para controle de oleosidade, produtos anti-inflamatórios, ácidos renovadores e outros elementos que controlem a produção de óleo”, indica a médica. “Aplicar secativo sobre as espinhas também pode ajudar”, complementa. Para saber exatamente quais produtos devem ser usados, é importante conversar com seu dermatologista.

Entenda a importância dos filtros solares contra as espinhas

Usar proteção solar diariamente, mesmo dentro de casa, é fundamental para manter sua pele sempre saudável e rejuvenescida. Quando o assunto é combater espinhas, esse produto também tem grande eficácia. “Hoje, existem protetores solares com efeito secativo e de controle da oleosidade; ou seja, possuem ativos que combatem a acne”, afirma Dra. Juliana. “Além disso, o filtro solar também protege a pele de possíveis manchas causadas pela inflamação das espinha”, adiciona.

Manias nocivas: por que não espremer espinhas?

Muitas manias são agressivas para a pele, levando à piora em casos de espinhas. Um exemplo é a esfoliação excessiva, que acaba causando aumento da oleosidade. Mas o hábito mais comum é o de espremer as espinhas, capaz até de espalhar a infecção. "Estourar espinhas pode inflamar e infeccionar a lesão e a pele ao redor, favorecendo o surgimento de manchas e cicatrizes”, afirma a dermatologista. Várias pessoas têm essa mania por não se sentirem confortáveis com a aparência das pústulas amareladas, mas vale pensar a longo prazo: é melhor aguentar as espinhas por um tempo do que correr o risco de sustentar cicatrizes no futuro. 

Juliana Carnevale é médica dermatologista e titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Atende em consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. | Site. | Instagram.

por Daniel Schulze



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS