Lavar o rosto: entenda a importância dessa prática

Homem lavando o rosto com água.
Descubra mais sobre a importância de lavar o rosto diariamente. (Créditos: Getty Images)

Lavar o rosto frequentemente é uma atitude extremamente importante para a saúde da pele, embora não seja uma prática tão comum na rotina de grande parte das pessoas. Como o rosto fica exposto o tempo inteiro, as chances de impurezas imperceptíveis ficarem impregnadas nele é bem maior. Portanto, é preciso colocar essa atitude em prática, principalmente depois de chegar da rua em casa. A seguir, vamos te mostrar a importância de lavar o rosto todos os dias. Quem sabe isso não te influencie e te faça influenciar outras pessoas a adotarem esse hábito também? Dá só uma olhada na matéria!

A limpeza deixa a sua pele longe de impurezas e diminui a oleosidade do rosto

Limpar é algo que faz parte da nossa vida - vivemos limpando as coisas, já percebeu? Com a pele e com o rosto não tem como ser diferente. São várias as sujeiras capazes de trazer uma aparência pra lá de esquisita, então não queira que isso aconteça com você. “A limpeza do rosto promove a remoção das impurezas, diminuindo a oleosidade e, com isso, evitando a formação de problemas na pele”, é o que informa a dermatologista Juliana Carnevale.

É possível evitar quadros de acne, assim como a aparição de cravos, ao lavar o rosto 

Espinhas e cravos são muito chatos quando aparecem, principalmente no rosto. A melhor forma de evitar esse tipo de situação é lavar o rosto frequentemente. “Além de remover as impurezas que se acumulam na pele, e com isso evitar a obstrução dos poros que iriam facilitar a ocorrência de cravos e espinhas, a limpeza da pele também favorece uma melhor absorção e ação dos ativos ou produtos da rotina da sua pele”, explica a médica. Caso esses problemas continuem aparecendo mesmo com a limpeza do seu rosto, considere procurar um médico especialista. 

Uma pele muito oleosa necessita ter uma atenção especial com produtos específicos 

Sabe aquele rosto que vive brilhando? Isso não é um sinal nada legal, já que significa que a pele em questão sofre com oleosidade. O problema também deixa a pele com um aspecto grudento e gorduroso. “Lavar o rosto é fundamental na rotina de cuidados com a pele, principalmente para quem possui uma pele bem oleosa. Sabonete a base de ácido salicílico e enxofre são importantes, pois são ativos consagrados no controle da oleosidade”, orienta Juliana. Dependendo da situação do seu rosto, o profissional responsável irá orientar o melhor tratamento para solução do problema. 

Nunca lave o seu rosto com água quente e adote uma dieta equilibrada

As temperaturas muito quentes não costumam trazer coisas boas, por isso o recomendado é sempre dar preferência para lavar o rosto com água em temperatura ambiente, fria ou, no máximo, morna. “A água quente promove um efeito rebote pois ela remove a gordura natural da nossa pele e nosso organismo entende que tem que produzir mais óleo para tentar compensar, portanto ela precisa ser sempre evitada”, informa a profissional. 

Além dos cuidados diretos com a pele, também é indicado uma dieta balanceada e sem a presença de alimentos à base de leite, porque são capazes de estimular uma maior secreção sebácea. A alimentação é bem relevante não só para a saúde no geral, como também para a pele e para os cabelos.

Dra. Juliana Carnevale é dermatologista e atende na cidade do Rio de Janeiro - RJ | CRM-RJ 819530 | Instagram

Por: Yan Rocha



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS