Sete dicas para barbear pele sensível

[Map Image Here]
Homens com pele sensível devem fazer a barba com cuidado

A sensibilidade da pele afeta muitos homens e pode ser causada por diversos motivos, como genética, clima e até mesmo erros na rotina cuidados. Um dos maiores desafios para homens com esse problema costuma ser fazer a barba sem sofrer com a irritação e a vermelhidão após o processo. Por conta disso, é normal ficar inseguro na hora de remover os pelos faciais. Para ajudá-los nessa tarefa, selecionamos sete dicas para fazer a barba.

1. ESFOLIE A BARBA PARA FACILITAR O PROCEDIMENTO

Esfoliar a pele do rosto pode facilitar muito o barbear, principalmente de homens com a pele sensível. Isso vai remover as células mortas e resíduos indesejados, deixando a superfície limpa e facilitando o deslizamento das lâminas. Essa técnica deve ser feita pelo menos uma vez por semana e com um esfoliante recomendado para o seu tipo de pele por um dermatologista. Após fazer a esfoliação é indicado que use um creme hidratante ou óleo de barba para evitar o aspecto ressecado.

2. FAÇA A BARBA DURANTE O BANHO PARA FACILITAR O PROCESSO

Um dos erros mais comuns e também mais graves a serem feitos na hora de se barbear é fazer o processo com a pele seca, porque isso aumenta as chances de irritação e de cortes da pele. Prefira sempre fazer a remoção dos pelos faciais durante o banho, porque a água mais quente do chuveiro ajuda a abrir os poros e amaciar os fios faciais, fazendo com o processo seja mais suave.

3. USE CREME OU GEL DE BARBEAR PARA LUBRIFICAR OS PELOS FACIAIS

Mesmo que faça a barba durante o banho, não esqueça de utilizar um gel ou creme de barbear para lubrificar os pelos e facilitar o deslizar das lâminas. Escolha sempre um produto suave que não apresente na sua composição ativos que costumam irritar a pele, como o álcool. Lembre-se de reaplicar o produto conforme a necessidade.

4. ESCOLHA SEMPRE UM APARELHO EM BOM ESTADO PARA O PROCEDIMENTO

Use sempre um aparelho de barbear de boa qualidade e certifique-se que as lâminas estão em bom estado antes de usá-las. Caso perceba que estão cegas, velhas ou danificadas, substitua-as por novas, para garantir um processo mais suave e diminuir as chances de irritação.

5. USE COM CUIDADO O APARELHO E REMOVA OS PELOS NO SENTIDO DO CRESCIMENTO DELES

Preste atenção na hora de manusear o aparelho para evitar problemas na pele sob a barba. Faça sempre movimentos leves e respeite o sentido do crescimentos dos fios. Evite passar o barbeador muitas vezes na mesma área, porque isso tende a causar coceira, irritação e vermelhidão. Durante o processo, enxágue a lâmina para remover o excesso de pelos e espuma que podem dificultar a raspagem.

6. ENXAGUE O SEU ROSTO COM ÁGUA FRIA E USE UM PÓS-BARBA

Depois de fazer a barba, lave o seu rosto com água fria para fechar os poros e reduzir a inflamação. Logo após, seque com uma toalha limpa e macia e aplique um pós-barba. Dê preferências aos que contêm ervas na sua composição, porque elas ajudam a suavizar a pele e apresentam ativos anti-inflamatórios.

7. NÃO FAÇA A BARBA TODOS OS DIAS

Se você sofre com a sensibilidade na pele é ideal que aumente os intervalos entre a aparagem da barba. Procure raspar a cada 2 ou 3 dias para evitar problemas. Pode ser que inicialmente isso traga estranheza no seu visual mas é melhor que ter que lidar com a vermelhidão, coceira e inflamação.

por José Thomé



mais lidos

TÓPICOS RELACIONADOS

Conteúdo Relacionado